Exercícios e Treinos

03/09/2015 08:41 - Atualizado em 01/12/2016 09:20

Abdominal lateral ajuda a trincar a barriga

Os exercícios auxiliam na definição da região do abdômen, além de eliminar gordura localizada.

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Redação

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Para secar a barriga de vez, os exercícios aeróbicos são sempre indicados. Além deles, movimentos que trabalhem a região do abdômen, como o abdominal lateral, são essenciais para eliminar a gordura localizada.

De acordo com Aparecido Lemos, personal trainer especialista em treinamento personalizado, os exercícios abdominais oblíquo e transverso devem ser feitos sempre de forma lateral e com rotação para enrijecer a musculatura da barriga e afinar a cintura.

Dessa forma, segundo o personal, você trabalha os músculos responsáveis pela rotação e pela flexão lateral do tronco, que também tem a função de estabilizar a coluna. Confira como fazer o exercício de maneira correta.

mulher praticando abdominal lateral

Como funciona o abdominal lateral

Conforme o profissional, existem diversas formas de trabalhar a musculatura da região. Ao se executar qualquer flexão abdominal, trabalha-se todo o conjunto de músculos do abdômen.

Para estimulá-los de maneira específica, Lemos afirma que você deve sempre focar em flexionar os músculos na altura da cintura. Dentre as formas de execução, as mais comuns são em pé, com o uso de pesos nas mãos e na polia, aparelho específico de academia.

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O personal destaca que, devido à grande variedade de exercícios para a musculatura abdominal, qualquer pessoa pode executar o exercício, desde que seja acompanhado de um profissional de Educação Física qualificado para orientar e corrigir a postura corporal.

Lemos explica que os abdominais oblíquos ou mesmo o abdominal lateral não podem ser praticados por quem tem problemas cervicais, pois a força utilizada no exercício pode causar complicações e dores.

Realizada da maneira correta, a atividade promove o equilíbrio e a correção da postura, além de atuar na diminuição de dores nas costas na região lombar. O abdominal lateral pode ser executado com auxílio de aparelhos, pesos livres e até mesmo com caneleiras, quando a execução é feita com as pernas, também.

Além disso, segundo Lemos, as pranchas e suas variações são excelentes para auxiliar as séries abdominais para melhorar o ganho de força e resistência dessa musculatura.

Como fazer abdominal lateral

Para fazer o abdominal lateral, deite no chão ou em cima de um colchonete e certifique-se de que a coluna esteja totalmente apoiada, sem vãos. Ponha as mãos na cabeça e movimente os joelhos até um ângulo de aproximadamente 45°.

Em seguida, faça movimentos de pedalada, como se você estivesse andando em uma bicicleta. Uma dica é tocar o joelho esquerdo com o cotovelo direito e depois fazer o mesmo com o joelho direito e o cotovelo esquerdo. Alterne os movimentos sucessivamente durante as séries que realizar.

A definição abdominal pode ser conquistada com atividades físicas variadas e alimentação saudável. Faça abdominais no máximo três vezes por semana e procure não executar séries com muitas repetições.

Um dos segredos está em contrair os músculos ao máximo em cada movimento. Assim, o treino é intenso, mas não demanda grandes quantidades.

Você pratica abdominais? Já percebeu os resultados? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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