Exercícios e Treinos

16/06/2015 10:08 - Atualizado em 04/12/2016 12:54

Abdominal com bola ajuda a manter a barriga sequinha

Fisioterapeuta dá dicas de como apostar no exercício e fala dos benefícios do acessório no treino.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quem não sonha em ter aquela barriga trincada? Só que, para conseguir o corpo dos sonhos, é preciso malhar (e muito!). O abdominal com bola pode ser um grande aliado na hora do treino, definindo o abdômen e melhorando a postura do atleta.

A fisioterapeuta e instrutora de pilates Cristiane Griebeler tirou algumas dúvidas sobre o abdominal com bola e deu sugestões para conquistar a barriguinha dos sonhos. Confira as dicas da especialista.

abdominal com bola

Os benefícios do abdominal com bola

Segundo a profissional, a bola oferece muitas opções de abdominal e outros exercícios de maneira geral. Ela pode ser utilizada em casa, na academia e no pilates.

"O abdominal pode ser feita tanto deitado na bola quanto no chão, com os pés nela ou até mesmo em decúbito ventral (barriga para baixo), com os pés apoiados no aparelho e mãos no chão. Esse último é um exercício de prancha, pois o corpo fica numa posição horizontal, em que os abdominais mais profundos são bem exigidos para a sustentação", explica Cristiane.

A fisioterapeuta destaca que cada abdominal com bola tem um objetivo. Os principais são reto abdominal, oblíquo interno e oblíquo externo e transverso - músculo importantíssimo para sustentação da postura.

"Não podemos falar de abdômen sem mencionar a musculatura do assoalho pélvico (períneo), que também é importante para a sustentação da postura e dos órgãos internos. No pilates, todos os exercícios são acompanhados pela respiração, o que ajuda na contração mais eficaz da musculatura abdominal mais profunda, inclusive o períneo", esclarece.

A profissional comenta, também, sobre os efeitos estéticos do abdominal com bola. "Os resultados são abdômen e cintura definidos, melhora da flacidez e, além disso, contribuição para uma postura mais alinhada, que deixa a silhueta mais 'magra' e bonita".

A postura correta, ainda, contribui para uma coluna mais protegida e previne futuras lesões. Além disso, um abdômen forte melhora a dinâmica dos movimentos e o equilíbrio, proporcionando mais qualidade de vida em todas as idades.

abdominal com bola

Qual deve ser a rotina de exercícios?

"O abdominal com bola pode ser feito diariamente, mas é importante ter um intervalo de 24 horas de descanso se for trabalhar a mesma musculatura", comenta Cristiane. A profissional afirma que a série de exercícios dependerá do objetivo. Por isso, fazer exercícios com acompanhamento de um fisioterapeuta ou educador físico é fundamental para garantir bons resultados.

"Qualquer exercício deve ser acompanhado por profissional. Às vezes parece fácil, mas a reação do organismo pode não ser a esperada e levar a lesões em curto e longo prazos", alerta Cristiane.

O número de séries também varia de acordo com o objetivo e o indivíduo. No pilates, são em média dez repetições, pois elas são mais lentas e concentradas.

Mas e os resultados do abdominal com bola, quando começam a aparecer? Cristiane explica que depende da individualidade de cada um. Se a pessoa nunca fez exercício físico, o efeito pode demorar um pouco mais que para aquela que já fez alguma atividade.

"Para uma pessoa que começa a fazer exercícios no mínimo duas vezes por semana, o resultado pode aparecer em torno de um mês, mas não é regra. É importante trabalhar o corpo como um todo. Todos os músculos devem ser estimulados e desafiados. E lembre de sempre realizar alongamentos", indica a fisioterapeuta.

abdominal com bola

Pronto para começar os exercícios? Depois nos conte o resultado. E lembre-se que sempre tem novidade de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
abdominais
exercícios com bola
pilates
barriga

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ