Exercícios e Treinos

06/10/2014 03:32 - Atualizado em 08/12/2016 12:07

Abdominal canivete sem segredos: Veja como fazer o exercício em casa

Fortalecer a musculatura do abdômen é a principal função do abdominal canivete.

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Redação

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Os abdominais estão entre os exercícios físicos mais populares. Em parte pela facilidade de execução - geralmente não é necessário o uso de aparelho específico - e em parte pelos vários benefícios que apresenta, o fato é que a prática se popularizou nas academias.

Mas os abdominais têm outra vantagem: podem ser realizados também em casa. Uma das modalidades que vem despertando curiosidade é o abdominal canivete, que pode promover bons resultados em conjunto com outros exercícios.

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Abdominal canivete não queima gordura

Embora muitas pessoas acreditem que os exercícios abdominais são responsáveis pelo desaparecimento da gordura localizada ou da famosa “barriguinha”, isso é um mito. O abdominal traz uma série de benefícios, mas a queima de calorias não está diretamente associada a ele. Se a sua intenção é perder peso, será necessário aliar o abdominal a exercícios aeróbicos, como a corrida.

Os principais benefícios do abdominal canivete dizem respeito ao fortalecimento muscular. Por meio desse fortalecimento, há acréscimo no equilíbrio postural e melhora na respiração, além de uma proteção acentuada areas sujeitas a hérnias.

O exercício também contribui para uma melhor digestão dos alimentos e para definir os músculos do abdômen, sendo, aí sim, o principal responsável pela famosa e tão almejada “barriga tanquinho”.

Existem várias modalidades de abdominal, com foco em diferentes regiões da musculatura. Algumas são mais complexas e outras mais simples. O abdominal canivete é considerado de dificuldade intermediária/difícil, não sendo recomendado para quem está iniciando e não tem nenhum tipo de familiaridade com a prática.

Um dos diferenciais do abdominal canivete é o fato de que, mesmo sendo considerado de relativa dificuldade, é possível executá-lo no conforto de casa, sem nenhum tipo de acessório além do colchonete - que pode ser substituído por um cobertor ou tapete, por exemplo.

Como executar o abdominal canivete

A execução do movimento é mais simples do que o nome indica. Deite-se sobre o colchonete de barriga para cima e estique os braços acima dos ombros, por sobre a cabeça, mantendo uma posição alinhada com o tronco. Em seguida, execute o movimento do abdominal canivete ao mesmo tempo em que ergue as pernas, sem flexioná-las. A impressão é de que o abdômen será esmagado.

Esse exercício trabalha praticamente toda a musculatura do abdômen e, por isso, tem dificuldade acentuada. Uma série diária de três repetições com quinze abdominais é suficiente para que os resultados sejam percebidos.

Existem variações mais básicas da modalidade, em que os braços e as pernas não ficam esticados, o que diminui o torque do movimento e facilita o exercício. Se você encontrar dificuldade para executar os quinze abdominais, procure começar com essa modalidade mais leve.

Ao invés de esticar os braços, posicione-os sobre o peito, com uma mão em cada ombro. Flexione os joelhos e aproxime o tórax das pernas, ao mesmo tempo em que movimenta o quadril no mesmo sentido.

É importante lembrar que o recomendado é procurar um especialista para auxiliar na execução dos movimentos, diminuindo os riscos de um posicionamento incorreto e potencializando os benefícios. Profissionais de Educação Física estão preparados para auxiliá-lo. Vá em frente!

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