Exercícios e Treinos

27/01/2016 04:00 - Atualizado em 01/12/2016 09:49

5 exercícios com bola suíça para fazer em casa

Acessório trabalha diferentes grupos musculares, promovendo resistência e equilíbrio.

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Redação

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Se você busca atividades físicas funcionais e eficazes, os exercícios feitos com a bola suíça não podem ficar de fora do treino. O acessório é usado principalmente no pilates e possibilita uma extensa lista de movimentos.

A fitball pode ser usada para diversos fins, da resistência muscular à reabilitação após acidentes. Por isso, o ideal é que seu uso seja ensinado ou acompanhado por um educador físico. Confira a seguir como utilizar esse equipamento para ficar em forma.

mulher sentada na bola suíça

Benefícios do treino com a bola suíça

A bola suíça foi fabricada pela primeira vez em 1963 e, de lá pra cá, popularizou-se como um aparelho para terapia física. Além de ser utilizada em tratamentos de recuperação após intervenções cirúrgicas, ela também contribui para um melhor condicionamento físico

Entre os principais benefícios, estão a melhora da coordenação motora, o equilíbrio, a flexibilidade e o fortalecimento neuromuscular. Além disso, o acessório contribui para a concentração, a resistência muscular e o alívio de dores na coluna.

Para ter sucesso no treino, é importante desenvolver consciência corporal, conhecendo os limites do próprio corpo. A bola de pilates pode ser usada por pessoas de todas as idades, desde que se leve em conta o preparo físico de cada indivíduo. 

O equipamento vale para exercícios caseiros ou na academia. No caso de um treino em casa, é importante receber a orientação de um profissional. Com uma rotina variada de movimentos, você evita a sobrecarga das articulações e dos músculos, conquistando uma definição mais uniforme.

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5 exercícios para fazer em casa

Confira a seguir algumas sugestões de exercícios com a bola suíça que confirmam a versatilidade do acessório.

1. Abdominal

Deite-se com a região lombar sobre a bola e coloque as mão atrás das orelhas. Eleve os ombros para a frente e abaixe-se lentamente. Olhe sempre para a frente para evitar sobrecarga no pescoço. 

2. Agachamento

Pressione a bola, com as costas, contra a parede. Posicione os joelhos formando um ângulo de 90 graus, como se estivesse sentado em uma cadeira invisível. Eleve-se esticando as pernas e abaixe-se lentamente.

3. Extensão de tríceps

Deite-se com os antebraços sobre a bola suíça, mantendo as pernas e as costas esticadas. Eleve-se para cima, rolando o acessório até ficar com os braços esticados. Volte à posição inicial lentamente.

4. Glúteos

Deite-se no chão, com os pés apoiados na bola e as mãos ao lado do corpo. Eleve a pélvis, levando o quadril para cima, equilibrando-se sobre a bola. Contraia os glúteos por dois segundos. Retorne à posição inicial lentamente.

5. Extensão

Deite-se na fitball com a barriga para baixo. Estique o braço esquerdo e a perna direita para cima. Abaixe lentamente. Inverta os lados a cada repetição.

Você já apostou em exercícios com a bola suíça? Gostou? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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pilates
fitball
fisioterapia
resistência muscular

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