Exercícios e Treinos

19/11/2014 11:29 - Atualizado em 02/12/2016 09:16

4 exercícios na gravidez que fazem bem para a mamãe e ao bebê

A prática moderada de exercícios na gravidez garante maior resistência ao corpo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Em tempos de cuidados com o corpo e atenção à boa forma, uma das maiores preocupações das mulheres é com a prática de exercícios na gravidez. Mas não é só para perder peso que a atividade física serve.

O bem-estar da mamãe é muito favorecido quando ela se mantém ativa e com o corpo em movimento. Entenda a seguir quais são as atividades que beneficiam a gestação e como elas podem ajudar você.

exercicios-na-gravidez

Por que praticar exercícios na gravidez

A prática de atividades físicas - na gravidez e fora dela - ajuda a trabalhar a força e a resistência do corpo. Durante a gestação, esses resultados ganham uma importância ainda maior. É que praticar exercícios na gravidez tonifica a musculatura corporal, o que é muito importante para a mulher que precisa suportar o peso da barriga e o inchaço durante 9 meses.

Outro benefício de ter uma vida ativa durante a gestação é a diminuição da retenção de líquidos. É muito comum que as mulheres comecem a acumular mais líquidos no corpo, principalmente quando a gestação se encaminha para o final. Manter o corpo em atividade faz com que o metabolismo trabalhe mais e elimine os líquidos excedentes com mais facilidade.

A mente também é muito beneficiada quando a mulher pratica exercícios na gravidez. Os hormônios da gestação, as preocupações que surgem por ser responsável por uma outra vida e as responsabilidades que a gravidez exige fazem com que a mulher entre em um estado de estresse muito intenso. Separar um tempo do seu dia para gastar energia e cuidar de si mesma ajuda a relaxar.

Confira 4 indicações de exercícios na gravidez

Hidroginástica

Da lista de exercícios na gravidez aprovados pelos médicos, esse ganha o topo por unanimidade. A água proporciona muito conforto para as gestantes. Como ela ajuda a flutuar, o peso da barriga praticamente desaparece e as mulheres se sentem mais livres para realizar os movimentos.

Além disso, a água relaxa, o que faz bem para a saúde e a pressão arterial da mãe e também para o bebê, que fica mais tranquilo.

Pilates

pilates é um exercício essencialmente postural e utiliza o peso do próprio corpo para fortalecer diferentes grupamentos musculares. Esse exercício melhora a postura e tonifica os músculos do abdômen e da região lombar da coluna, diminuindo as dores que as gestantes sentem. O ideal é que a mulher comece alguns meses antes de engravidar ou logo no início da gestação.

Yoga

Assim como o pilates, o yoga é um exercício que trabalha a postura, mas tem uma vantagem: é muito benéfica para o relaxamento do corpo e da mente. Com o desenvolvimento da gestação, a realização de algumas posições é dificultada. Por isso, o ideal é procurar uma turma específica para gestantes. O yoga é uma prática mais relaxante e não tem tanta função de reforço muscular como os demais.

Caminhada

caminhada é um hábito que pode ser muito bem aproveitado na gravidez. Tem a vantagem de poder ser feita em qualquer horário e ambiente que a gestante desejar. Ajuda a gastar energias e a perder peso. Mas é preciso ter cuidado com esses exercícios na gravidez. Não permita que sua frequência cardíaca ultrapasse o limite de 140 batimentos por minuto e caminhe, no máximo, uma hora por dia.

E aí, pronta para se exercitar com saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
gravidez
exercícios na gravidez
futura mamãe
exercícios

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ