Marcio Atalla

ESPECIALIDADE

Educação Física

ONDE ATENDE

São Paulo

Marcio Atalla

Apresentação

Marcio Atalla é o nome na área de saúde e movimento de maior credibilidade no Brasil. Se engajou há alguns anos a passar informações para o público sobre a importância de se ter qualidade de vida através da atividade física. Com isso, criou seus sites bemstar.com.br e marcioatalla.com.br, esteve à frente da Revista Bem-estar e lançou o programa Bem-estar na TV a cabo, através do canal GNT. Depois fez um projeto para a Revista Época, escreveu 3 livros e fez uma parceria com a Sony lançando um DVD de atividade física e alimentação saudável. Recentemente levou ao programa Fantástico o reality Medida Certa, que está para começar sua nova edição.

O que Trata

Especialista em qualidade de vida através do movimento, da atividade fisica e alimentação equilibrada.

Formação Acadêmica

Professor de Educação Física, com especialização em treinamento de alto rendimento e pós-graduação em Nutrição Aplicada ao Exercício e Doenças Crônicas, cursos da USP.

Cargos e Títulos

Especialização em treinamento para atletas profissionais na USP. Pós-graduação em Nutrição Aplicada ao Exercício e Doenças Crônicas na USP.

Exercícios e Treinos

06/10/2014 06:00 - Atualizado em 18/11/2016 07:30

1, 2, 3 e já! Veja 5 dicas do Marcio Atalla para começar

Saiba como incluir atividade física na sua rotina de forma prática e prazerosa.

POR

Marcio Atalla

  • +A
  • -A

1. Como se preparar para incluir atividade física na rotina?

Primeiro passo é programar sua semana. Perceber em quais dias você tem mais tempo e que possibilidade de atividade existe em cada dia. Depois desta programação, deixar sempre no carro ou levar com você uma mochila com o básico pra se praticar essas atividades, como tênis, meias, short, top, camisa.Ter uma programação é o primeiro passo para conseguir regularidade.

2. Verdade que para a atividade física ser considerada completa ela precisa trabalhar força e flexibilidade, além da parte aeróbia?

Não existe uma atividade física completa. Sabemos que é importante trabalhar força (Com, por exemplo, musculação, pilates, ginástica localizada, funcional e etc.); parte aeróbia (Com, por exemplo, caminhada, corrida, bicicleta, natação e etc.) e flexibilidade (Com, por exemplo, alongamento, pilates, yoga, RPG e etc.). Importante é na programação de atividades, tentar contemplar estas 3 capacidades a serem trabalhadas: força, parte aeróbia e flexibilidade.

3. Qual é a importância da avaliação física antes de iniciar a atividade?

É importante realizar a avaliação para saber a dose do exercício que será dado e qual é a atividade mais adequada. Também serve como parâmetro de evolução da condição física e de saúde da pessoa.

4. Como é possível avaliar o próprio desempenho mês a mês?

Com a própria sensação de melhora em executar tarefas diárias, de ter mais fôlego e aguentar treinos mais fortes é possível notar um bom desempenho. Pelas roupas, se estão mais folgadas na cintura ou apertadas nas pernas também dá para perceber. Este pode ser um sinal de ganho de massa muscular na perna e perda de gordura abdominal, por exemplo.

5. Disciplina na atividade física e vida social parecem conflitar. Este sentimento é normal? É preciso fazer escolhas?

Na verdade, é preciso equilibrar a vida social com um mínimo de atividades físicas, para isso é claro que existe uma certa renúncia. Não tem como beber e sair todos os dias. Mas também é importante 2 vezes na semana se permitir a fazer coisas que gosta e que estimulem sua vida social.

TAGS
atividade física
marcio atalla
dicas exercicios
programacao treinos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ