Esporte

24/02/2015 11:12 - Atualizado em 07/12/2016 02:13

Yoga emagrece: Saiba quantas calorias você perde em cada modalidade

Além da queima calórica, a yoga emagrece porque ajuda a controlar a ansiedade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A yoga traz diversos benefícios para a saúde do corpo e da mente. Existem várias modalidades, e cada uma trabalha posturas e técnicas de respiração de uma maneira diferente, seguindo alguns conceitos básicos. Além de melhorar a resistência muscular, a yoga emagrece e ajuda a controlar o peso, pois queima grande quantidade de calorias.

yoga emagrece

Saiba por que a yoga emagrece

As aulas de yoga podem queimar entre 100kcal e 500kcal, variando de acordo com a prática e a pessoa. Além disso, a atividade também age no controle da ansiedade, evitando a vontade de comer quando não há fome. As posições da yoga ainda fazem uma espécie de massagem na tireoide, e a estimulação dessa glândula provoca o emagrecimento.

A yoga emagrece, também, porque contribui com uma parte fundamental do processo de emagrecimento, que é a mudança psicológica. Como a atividade não trabalha os movimentos de forma automatizada, ela exige mais atenção para acompanhar as posturas e a respiração.

Com isso, a praticante acaba melhorando o controle da mente, a disciplina e a concentração. E, quando o autocontrole é desenvolvido e fortalecido, fica mais fácil manter a disciplina para seguir uma dieta e mudar os hábitos alimentares, por exemplo.

É comprovado que yoga emagrece e ajuda na busca por uma vida mais saudável e com qualidade.

Yoga emagrece: Veja a queima de calorias

Hatha yoga

Essa é uma forma mais leve e comum de yoga, que queima cerca de 175kcal em uma hora. A principal característica é a necessidade de total atenção durante a prática. Quando a pessoa está executando um asana (postura corporal), deve estar concentrada em todas as fases: entrada, permanência e saída.

Na hora do pranayama (exercício respiratório), deve-se estar com plena atenção à respiração.

Ashtanga Yoga

Na Ashtanga Yoga, são trabalhados seis conjuntos de séries de posturas. O diferencial dessa técnica é ter uma sequência fixa de movimentos, que devem ser executados de maneira dinâmica. Com isso, é possível queimar mais de 300kcal por hora.

Bikram ou Hot Yoga

Essa opção trabalha com uma sequência de 26 posturas corporais e dois exercícios de respiração. A aula acontece em uma sala aquecida entre 40ºC e 42ºC, com 40% de umidade. Ela imita as condições de temperatura e umidade da Índia, onde a yoga surgiu.

Devido ao aquecimento da sala, essa modalidade de yoga emagrece e elimina mais de 500kcal em uma hora e meia, podendo ter variações.

Vinyasa Yoga

É um dos tipos de yoga que mais queimam calorias, devido aos movimentos constantes. São quase 600kcal em uma hora e meia. Muitas pessoas gostam dessa modalidade em função da diversidade das aulas, que nunca são iguais. Os professores não seguem apenas uma sequência de posturas, tornando cada aula diferente, mas também muito intensa.

Agora que você já sabe como cada modalidade de yoga emagrece, basta escolher a técnica que mais atende às suas necessidades e objetivos. Vale lembrar que, independentemente do tipo de atividade, é preciso sempre buscar a orientação de um profissional.

Gostou das dicas de atividade física? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
emagrecimento
exercício
peso
yoga

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ