Esporte

31/07/2014 11:30 - Atualizado em 02/12/2016 06:34

Voleibol para crianças: Veja dicas de como incentivar a prática

Voleibol para crianças é uma excelente alternativa ao futebol.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quer incentivar o seu filho a praticar outro esporte além do futebol ou então simplesmente tentar despertar o seu interesse pelo exercício físico? Poucos esportes podem ser tão divertidos quanto o voleibol para crianças.

Como incentivar o voleibol para crianças

Além de evitar o sedentarismo e de todos os benefícios que exercícios costumam trazer, o vôlei, como esporte coletivo, vai ajudar a crianças a desenvolver a socialização, o espírito de equipe, o senso de competição, o respeito ao indivíduo e o cumprimento de regras.

Voleibol para crianças
Vôlei pode ser uma alternativa muito divertida de atividade física. Foto: Shutterstock

Mas a iniciação do voleibol para crianças pode não ser tão fácil. E a primeira razão para isso é que as crianças costumam sofrer uma influência muito grande do futebol desde cedo, seja na família ou na mídia.

A concorrência com o futebol é apenas um dos motivos. Outro importante é a gravidade, já que, no vôlei, a bola deve ser mantida no ar para se ter uma sequência, e essa exigência pode atrapalhar os pequenos menos habilidosos, pelo menos enquanto ainda estão desenvolvendo suas capacidades motoras.

Assim, temos algumas dicas que podem ajudá-lo a levar o voleibol para crianças e se divertir em família com um esporte saudável, divertido e apaixonante. 

3 dicas para o voleibol para crianças

A ideia é apresentar as crianças a jogos que utilizam técnicas e ideias do vôlei para, quando tiverem desenvolvido melhor a coordenação, já tenham adquirido gosto e se familiarizado com a prática.

Newcomb
 
O newcomb, também chamado informalmente de "nilcon", é um jogo muito praticado em escolas para crianças das séries iniciais, que ainda não têm força para sacar uma bola ou habilidade para tocá-la para o outro lado com as técnicas corretas do voleibol.
 
A quadra é a mesma da de vôlei. Pode ser praticado com seis ou mais jogadores em cada time. O objetivo é arremessar a bola para o campo adversário, ao invés de sacar, com o intuito de que ela caia no chão, marcando um ponto. Já o jogador que está defendendo, ao invés de manter a bola no ar com apenas um toque, pode segurá-la. Então ele pode passar para um companheiro, que pode passar novamente, e então a bola pode ser arremessada para o outro lado, sempre sem deixar cair no chão.
 
Treinando passes
 
Uma das primeiras e mais importantes técnicas a serem aprendidas é a do passe. Para tornar esse treino mais divertido, o grande grupo de crianças pode ser separado em vários menores, cada um com três a cinco integrantes.
 
Eles devem pegar uma bola de vôlei de praia (que é mais leve) e começar a tocar um para o outro com a técnica manual de vôlei (passando com os dedos, e com os braços estendidos sobre a cabeça). Então você pode estipular um tempo e cada vez que um grupo deixar a bola cair ou utilizar a técnica errada (condução), ganha um ponto. No final do tempo, ganha a equipe com menor número de penalizações.
 
Adaptar a quadra
 
Depois de bem treinadas no passe, as crianças podem aproveitar para aprimorar os saques. Quando estiverem melhorando nos fundamentos e já conhecerem alguns conceitos aprendidos no newcomb, você pode fazê-las disputar uma partida normal.

Voleibol para crianças
Quadra pode ser adaptada para o tamanho das crianças. Foto: Shutterstock
 
Mas como as crianças ainda não desenvolveram o seu tamanho total, convém fazer algumas adaptações no campo de jogo. Procure reduzir o tamanho da quadra utilizada, evoluindo gradativamente conforme elas melhoram.

A rede deve estar a uma altura muito mais baixa do que o normal, caso contrário a devolução do saque fica extremamente difícil. Por fim, bolas menores proporcionam à criança uma maior superfície de contato com a mão.

E aí, gostou do artigo? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência no nosso fórum!

 

TAGS
esportes para crianças
voleibol
crianças e voleibol

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ