Esporte

11/03/2015 12:59 - Atualizado em 25/09/2016 01:03

Vôlei feminino é opção para queimar calorias

Mulheres que praticam vôlei adquirem um corpo mais definido.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Tradicional no Brasil, o vôlei feminino é uma opção de exercício físico excelente. Nosso país é medalhista de ouro nas Olímpiadas e o sucesso do time nacional serve como inspiração para todas que desejam praticar o esporte. Repleto de benefícios, o voleibol é uma prática que faz bem para o corpo, melhora o humor e promove maior integração social.

Além de ser bastante dinâmico, o esporte trabalha os músculos, as articulações e os ossos, além de melhorar os sistemas cardiovascular e respiratório. Tudo isso queimando até 400kcal por hora. Descubra os benefícios do vôlei feminino, como ele é praticado e quais precauções devem ser tomadas para realizar a atividade sem risco de lesões.

volei feminino

Benefícios do vôlei feminino

Apesar de o vôlei exigir grande movimentação dos braços, os músculos das pernas também são beneficiados com a prática desse esporte. Em função do impacto e das jogadas com saltos, a massa muscular de coxas e panturrilhas é trabalhada constantemente. Outros conjuntos de musculatura envolvidos são os do abdômen, das costas, do tríceps e do antebraço.

Mulheres que queiram perder peso também encontram no vôlei feminino uma opção. Em geral, a atividade faz queimar 400kcal por hora, quando praticada em uma quadra. Na areia, o esforço é bem mais intenso e o gasto calórico pode chegar a 600kcal. Todo o corpo trabalha em conjunto, proporcionando ganho de massa magra e perda das gorduras localizadas.

Maior agilidade, coordenação motora aprimorada, disciplina, capacidade estratégica, disposição, bem-estar, redução dos níveis de estresse, melhor condicionamento físico, capacidade pulmonar revigorada e sistema cardiovascular impulsionado são outros benefícios do vôlei.

O mais interessante em jogar esse esporte é reunir um time de amigas e desfrutar de um momento de integração.

Jogo de vôlei feminino requer cuidados

volei femininoNo modo oficial, o jogo de vôlei feminino é disputado em até cinco sets.

Sem limites de tempo para a partida completa, o pré-requisito da vitória é estar dois pontos à frente do time adversário. O grupo que ganhar três sets primeiro se torna o vencedor.

Com o objetivo de passar a bola, por cima da rede, para o campo do oponente, as jogadoras elaboram os toques sem deixar a bola cair no chão nos limites da própria quadra.

Sempre que a bola atinge a quadra adversária, marca-se um ponto.

É permitido a cada time dar três toques na bola, sendo que o terceiro já deve ser o arremesso para a quadra do adversário. Nenhuma jogadora pode dar dois toques em sequência.

Na quadra, a divisão é feita por dois grupos de seis integrantes. Na areia, o jogo pode ser feito em duplas, sendo que cada modalidade tem seu próprio regulamento.

Antes das partidas de vôlei feminino, é necessário realizar alongamentos para que os músculos se aqueçam e para que contusões sejam evitadas. Ombros, joelhos e costas são regiões bastante sensíveis e propensas a lesões durante a prática da atividade.

Outro cuidado é a ingestão de água, essencial antes, durante e depois das partidas para evitar a desidratação. As praticantes devem sempre se manter em um peso ideal, já que o esporte exige bastante impulso e causa impactos nos joelhos.

Gostou das dicas de atividade física? Então deixe um comentário! E concorra agora a um smartphone Sony Xperia enviando um zap para o Vivo Mais Saudável. Adicione (21) 96702-5151 nos contatos do seu celular e responda: "Como um app pode ajudar você a ser mais saudável?". Saiba mais aqui.

TAGS
vôlei
esporte coletivo
emagrecer
massa magra

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ