Esporte

03/01/2015 12:15 - Atualizado em 07/12/2016 09:56

Vôlei: Esporte é um dos mais praticados no Brasil

Com grandes conquistas do Brasil em disputas internacionais, vôlei se popularizou no país.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Pouco valorizado no Brasil até os anos 1980, o vôlei se popularizou após a conquista de uma medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles, nos Estados Unidos. Desde então, a prática cresceu e hoje já é uma das preferidas em todo o país, seja nas escolas, em clubes ou mesmo na sua verão disputada na praia. Saiba mais sobre o esporte, como ele é praticado e o protagonismo brasileiro no cenário mundial.

volei

Como se joga vôlei

Dividido em cinco sets, o jogo de vôlei não tem um limite de tempo para realizar a partida. Para vencer, é necessário que um time esteja dois pontos à frente do adversário em cada set. Quem ganhar 3 sets primeiro, com 25 pontos cada, é o vencedor. É opção para todas as idades, incluindo crianças.

É bem simples entender a dinâmica para jogar voleibol. O principal objetivo é passar a bola para o campo do adversário por cima da rede, fazendo com que ela atinja o chão dentro da quadra. Cada vez que a bola entra na quadra sem que o time opositor rebata a bola de volta, é marcado um ponto.

As equipes devem se limitar a três toques na bola, quando ela deve ser passada para o outro grupo. Os times são formados por seis jogadores cada. É permitido um banco de reservas para alterações durante o jogo.

Os lances do jogo de vôlei são os seguintes:

- Saque: é o primeiro movimento da bola que deve atravessar a quadra e atingir o time adversário;

- Recepção: quando o time defende a bola do saque;

- Levantamento: após a recepção, quando a bola é trocada entre os membros da mesma equipe;

- Ataque: lançamento da bola para o adversário;

- Bloqueio: quando os jogadores da rede impedem o ataque.

Os times se dividem entre atacantes e defensores e trocam de posição a cada ponto. Pelas regras atuais, o time pode contar com o chamado líbero entre os seis ateltas em quadra. Esse jogador se dedica exclusivamente à recepção e à defesa da bola.

O surgimento do vôlei

Em 1985, William George Morgan, um professor de educação física da Associação Cristã de Moços de Massachusetts, nos Estados Unidos, desenvolveu um jogo sem contato físico entre os participantes. O objetivo era evitar lesões por choque ou impacto.

Dessa forma, começou a se popularizar o vôlei nos Estados Unidos. Em uma conferência, o desenvolvedor da modalidade esportiva apresentou a teoria e prática do jogo, que então passou a ser denominado “volleyball”.

No Brasil, não se sabe exatamente quando aconteceu a chegada do vôlei. Em 1951, foi registrado o primeiro Campeonato Sul-Americano de Vôlei. Nessa ocasião, o Brasil venceu com as seleções masculina e feminina.

Já em 1954 foi fundada a Confederação Brasileira de Voleibol. Essa instituição é responsável pela organização de cursos para difusão do esporte e escolas para treino. Além disso, desde 1964, o país participou de todas as edições dos Jogos Olímpicos com a seleção brasileira.

Sucesso do esporte veio com conquistas

Foi em 1984, a partir da conquista da medalha de prata em Los Angeles, que o esporte ganhou destaque no Brasil. Na época, o segundo lugar foi garantido pela seleção masculina, qeu contava com jogadores como Bernard, que desenvolveu o saque chamado “Jornada nas Estrelas”. Desde então, começaram se formar times em todo país, tanto por homens como mulheres.

volei

O sucesso também é bastante grande na seleção feminina de vôlei. As mulheres conquistaram importantes colocações nas Olimpíadas de Atlanta (1996) e de Sidney (2000), quando conquistaram a medalha de bronze. Mas foi em Pequim (2008) que finalmente trouxeram o ouro para o Brasil.

Os homens foram prata em Los Angeles (1984) e Pequim (2008). Mas em Barcelona (1996) e em Atenas (2004) eles conquistaram as sonhadas medalhas de ouro. A Liga Mundial de Voleibol realiza campeonatos todos os anos. O Brasil foi campeão de nove competições entre 1993 e 2010, o que deixa o país entre os três melhores times do mundo.

Gostou de saber mais sobre o vôlei? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
esporte
atividade física
como jogar
diversão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ