Esporte

03/12/2014 05:21 - Atualizado em 28/11/2016 03:48

Vôlei de praia é opção para animar as férias

Além de ser uma atividade muito divertida, vôlei de praia ajuda a manter a forma no verão.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Bastante comum no litoral brasileiro, em especial no verão, o vôlei de praia é um dos esportes coletivos preferidos de quem passa as férias na beira da praia. Simples e versátil, a prática coloca o corpo em movimento, queima calorias e ainda promove a integração social entre os participantes.

Simplicidade é o segredo do vôlei de praia

Sempre que há viés competitivo e oficial, o vôlei de praia é jogado entre duplas, mas isso não impede que você reúna a galera e pratique o esporte com um número diferente de jogadores. O diferencial é justamente a simplicidade e a versatilidade, que permitem a diversão de diferentes maneiras.

volei-de-praia

Basicamente, o objetivo do jogo é fazer a bola tocar na "quadra" do adversário, jogando-a por cima da rede, e impedir que ela caia na própria quadra. Quando a bola toca o solo, é marcado um ponto. Cada equipe pode dar no máximo três toques por lance (antes de passar a bola para o outro lado). Todos as jogadas terminam em pontos, e o jogo sempre é recomeçado por meio de um saque.

Vence a partida a primeira equipe a vencer dois sets (de 21 pontos cada). Essas regras, no entanto, podem ser adaptadas à sua realidade. Certamente, ao jogar entre amigos, não haverá tanto rigor quanto às irregularidades, como dois toques acidentais ou conduções.

Como praticar

O ideal - em termos de diversão - ocorre quando quatro amigos ou dois casais conhecidos se reúnem para jogar. Esteja atento à vestimenta: por ser um esporte praticado na beira do mar, o vôlei de praia adere aos trajes do litoral: sunga e biquíni são os preferidos pelos praticantes. Não esqueça do boné e do protetor solar, para evitar queimaduras, e do óculos de sol, a fim de proteger os olhos dos raios ultravioletas e da areia.

O esporte estimula os membros superiores e inferiores, gerando um gasto calórico considerável. Por isso, procure manter-se hidratado durante o jogo, com uma garrafinha de água a poucos metros. Fazer pausas para descansar à sombra pode ser necessário. Se possível, evite o período do dia em que o sol é mais forte, preferindo o horário antes das 11 horas e depois das 16.

Regras são diferentes do vôlei de quadra

Se você conhece o vôlei de quadra, é importante ficar atento a algumas diferenças pontuais, além do tipo de terreno e do tamanho das equipes:

- As regras para o levantamento são ligeiramente diferentes: toques duplos são punidos com mais rigor, enquanto a tolerância com as conduções é maior

- O bloqueio conta como toque da equipe: se a bola tocar no bloqueador, a equipe só poderá tocar na bola mais duas vezes

- Os jogadores podem trocar de posição sem restrições, mas não há substituições

- Cada equipe tem direito a apenas um pedido de tempo com trinta segundos de duração

- A invasão de quadra por baixo da rede não é considerada ilegal, desde que não interfira na jogada do rival.

Vôlei de praia é esporte olímpico desde 1996

Com origem na Califórnia e no Havaí, o vôlei de praia alcançou popularidade mundial, tornando-se esporte olímpico nos Jogos de Atlanta, em 1996. Os Estados Unidos são a nação mais vitoriosa nas Olimpíadas, com seis medalhas de ouro - considerando as modalidades masculina e feminina.

O Brasil chegou ao topo do pódio em duas ocasiões: Jacqueline e Sandra foram campeãs em 1996 e Ricardo e Emanuel venceram os jogos de 2004, em Atenas.

Gosta das nossas dicas de atividade física? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
vôlei
esporte
atividade física
verão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ