Esporte

13/07/2014 03:00 - Atualizado em 24/09/2016 08:55

Visita ao zoológico é ótima opção para crianças nas férias

Ensine às crianças o respeito pelos animais fazendo uma divertida visita ao zoológico.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Crianças por si só são seres cheios de energia e com uma vontade enorme de ter novas experiências, seja uma visita ao zoológico ou um passeio na serra, no campo ou no litoral.

No período de férias escolares, a falta dos colegas, dos professores e do ambiente escolar faz com que essa energia fique ainda mais evidente. Que tal um passeio com seu filho para que ele possa se divertir, ter contato com a natureza e ainda aprender muitas coisas novas? Uma visita ao zoológico pode ser uma ótima opção.

 

Novo conceito na visita ao zoológico

visita-ao-zoologicoFoto: Shutterstock

Antes de pensar no programa em si, é importante que você entenda algumas coisas sobre o local. O conceito de ir ao zôo apenas para ver animais exóticos ou raros tem mudado com o passar dos anos.

Antes de qualquer outra coisa, é interessante utilizar a visita ao zoológico para criar em seu filho a consciência de respeitar e viver em harmonia com as diversas espécies que habitam o planeta. Pensando nisso, os parques buscam reproduzir da maneira mais fiel possível o habitat natural de cada um dos animais.

 

Busque informações para a visita ao zoológico

Uma consulta prévia é essencial para que você possa aproveitar da melhor maneira possível a visita ao zoológico. Lembre-se de pesquisar sobre acessibilidade, caso seu filho necessite de algum cuidado especial. Quando chegar, procure ter acesso ao mapa. Zoológicos costumam ser lugares enormes e ter a indicação dos pontos principais faz com que você não perca tempo.

Busque informações a respeito de visitas guiadas por profissionais. Alguns zoológicos possuem este serviço, que pode servir de aprendizado tanto para você quanto para seu filho.

Caso você tenha alguma dúvida sobre algum animal, pergunte aos funcionários. Isso vai estimular seu filho na busca por sanar suas curiosidades.

 

Visita ao zoológico ensina a respeitar os animais

Os animais não estão ali para uma simples exposição. O objetivo de estarem naquele local é gerar uma discussão sobre o seu comportamento no habitat natural. A visita ao zoológico deve servir também para incentivar o respeito entre todos os seres vivos.

Procure explicar para seu filho a importância de cada animal para a natureza, inclusive aqueles que, de alguma forma, geram medo ou nojo nas crianças, como sapos, cobras e aranhas.

Ensine seu filho que ele não deve jogar lixo, alimentar ou até mesmo emitir sons que possam incomodar os bichos. Restos de alimentos podem ser extremamente prejudiciais para animais silvestres. Faça com que a criança observe também os animais que estão soltos no parque, ressaltando a importância de preservá-los no dia a dia.

 

Reúna a família para a visita ao zoológico

Se possível faça da visita ao zoológico um programa em família: tente levar um número maior de pessoas ao passeio. Normalmente, os zoológicos têm locais arborizados onde você pode fazer um almoço ou lanche ao ar livre, para fugir um pouco da correria cotidiana.

Não se esqueça de conversar com as crianças após a visita. Procure rever fotos e vídeos que tenham sido feitos e tente esclarecer alguma dúvida que possa ter ficado para trás.

O exercício de convívio saudável com a natureza não acaba junto com a visita ao zoológico. É necessário que essa ideia seja reforçada para as crianças de forma repetitiva.

E aí, gostou do texto ? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ