Esporte

09/01/2016 04:00 - Atualizado em 02/11/2016 09:55

Veja dicas de esportes para a piscina no verão

No verão, a piscina é perfeita para praticar exercícios e manter a boa forma.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não há nada como aproveitar o calor na piscina. Quando ela pode servir de cenário para se exercitar e manter o corpo em forma para o verão, fica ainda melhor. Existem diversas atividades e esportes feitos para quem não deixa de se divertir na estação mais quente do ano.

Seja sozinho ou com a família e amigos, os esportes aquáticos garantem saúde, bem-estar e integração ao mesmo tempo em que refrescam. Além disso, a prática de exercícios reduz as chances de desenvolver depressão. Segundo uma pesquisa da Universidade Southern Methodist, nos Estados Unidos, bastam 21 minutos de prática para espantar a tristeza. Bom, hein? Conheça abaixo algumas modalidades e comece a praticar.

Piscina

Atividade física na piscina

Nadar na piscina já é de praxe, mas existem variações da natação que podem queimar ainda mais calorias e turbinar um treino para deixar os músculos tonificados e definidos. Da mesma forma, uma simples corrida se torna muito mais difícil quando feita embaixo d’água. Saiba aproveitar o ambiente aquático para perder peso.

Corrida na piscina

Correr sem suar parece sonho? Não quando a corrida é feito dentro da água. Os benefícios podem ser ainda maiores, afinal a corrida aquática melhora o condicionamento físico e aumenta a força muscular sem sobrecarregar as articulações. Pessoas que estejam acima do peso podem praticar sem medo, já que o impacto do corpo será menor.

O principal grupo muscular beneficiado é o da região abdominal, que fica ainda mais forte. Em 45 minutos de atividade, dá pra queimar 350 calorias. Busque sempre orientação profissional, pois a corrida é melhor aproveitada quando feita em uma esteira especial para água e com equipamentos de flutuação.

Natação turbo

Esse esporte que já era completo fica ainda melhor quando recebe um bônus de exercícios funcionais. A natação turbinada utiliza a piscina para criar um circuito que se estende fora da água. Por ser de grande intensidade, é importante ter bastante fôlego antes de praticar.

Melhorando a capacidade cardiorrespiratória, essa modalidade de natação aumenta também a resistência e a força. A cada 5 minutos, o praticante deve parar e fazer abdominais, flexões e exercícios em aparelhos. Pesos, elásticos e halteres ficam do lado de fora da água para completar esse circuito. Em 45 minutos, é possível gastar mais de 500 calorias.

Piscina para esportes

Quer mudar seu treino dentro da piscina? Aproveite algumas modalidades esportivas que estão fazendo sucesso entre as famosas.

Supfit

Flexões, agachamentos e abdominais em cima de uma prancha dentro da água parece missão impossível. Para Carolina Dieckmann e Grazi Massafera, é um desafio real. Essas celebridades são adeptas do supfit, um exercício que combina remadas com atividades de musculação.

Abdômen sarado, coluna fortalecida e pernas torneadas são os principais benefícios desse novo esporte, que queima até 800 calorias por hora. É necessário, porém, tomar cuidado. Sem um bom preparo físico e acompanhamento de profissionais, o risco de lesões é alto.

Slackline aquático

Prendendo uma fita elástica nas extremidades da piscina (em mastros ou pedras), você pode caminhar e fazer manobras sobre a água. Ao invés de cair na grama, você se molha – o que é bem mais divertido e refrescante. 

Pernas e abdômen se tornam ainda mais fortes com a prática, que ainda ajuda na manutenção do equilíbrio. Você pode queimar mais de 250 calorias em 40 minutos de "brincadeira".

E aí, curtiu as dicas para manter a forma na piscina?

TAGS
natação
água
saúde
atividade física

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ