Esporte

07/11/2014 07:16 - Atualizado em 11/11/2016 06:59

Veja como definir o melhor horário para malhação

Perfil individual e objetivos traçados ajudam na definição do melhor horário para malhação.

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Redação

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A primavera chegou e trouxe com ela o horário de verão. Para muitas pessoas, isso significa que é momento de se dedicar a exercícios físicos e colocar o corpo em forma para não fazer feio na praia ou na piscina. Mas como descobrir qual o melhor horário para malhação?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que não existe consenso sobre um determinado momento do dia que seja ideal para malhar: tudo depende dos seus objetivos e da maneira como o metabolismo do seu organismo funciona.

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Melhor horário para malhação varia conforme o caso

É importante compreender que todos os horários implicam vantagens e desvantagens para quem está interessado na malhação. Como as pessoas têm rotinas diferentes, não se alimentam da mesma maneira e contam com características genéticas distintas, é difícil determinar uma regra que se adeque para todos os casos.

Definir o melhor horário, portanto, é uma decisão que deve ser tomada individualmente, considerando todas as circunstâncias incluídas, que vão da rotina de trabalho e de estudo ao funcionamento do metabolismo.

É necessário que cada pessoa avalie com cuidado as vantagens e desvantagens da malhação nos diferentes momentos do dia, recorrendo a uma avaliação médica e a um teste ergométrico se for necessário.

Escolher o melhor horário para malhação pode fazer a diferença

Para facilitar sua vida, listamos a seguir alguns dos pontos positivos e negativos na malhação pela manhã, à tarde e à noite. Veja o que se aplica para a sua situação e tome uma decisão pensando em potencializar os resultados de seu treino.

Manhã

Quem malha pela manhã costuma relatar benefícios à rotina, já que o organismo é estimulado logo no início do dia. Como teoricamente esse é o momento em que estamos mais descansados, pode haver um estímulo extra ao exercício. A recuperação também pode ser beneficiada, pois há várias refeições previstas após o treino.

Uma das dificuldades encontradas por quem define as primeiras horas do dia como o melhor horário para malhação tem a ver com a alimentação. A atividade física acelera o consumo de glicose, o que pode trazer consequências negativas se o corpo não estiver bem nutrido.

O ideal é tomar o café da manha com os principais grupos alimentares (carboidratos, proteínas, fibras e gorduras) pelo menos uma hora antes do treino.

Tarde

O fim da tarde geralmente é o período em que as academias lotam. Seja por motivos de conveniência ou praticidade, o fato é que muitas pessoas consideram esse o melhor horário para malhação.

Algumas explicações científicas corroboram para essa opinião: a temperatura do corpo e os níveis hormonais atingem o ápice na parte da tarde, tornando os músculos mais flexíveis e produzindo mais testosterona - hormônio responsável pelo crescimento muscular.

No entanto, nem todos conseguem adequar o horário para malhar à tarde. Se você estuda, trabalha ou mora longe da academia, pode encontrar dificuldades para incluir a malhação na rotina.

Além disso, esse é o horário mais quente do dia, o que pode aumentar as chances de uma desidratação. Conviver com academias lotadas, sendo necessário revezar equipamentos, também é uma realidade, principalmente após às cinco da tarde.

Noite

Há controvérsias quanto à influência dos exercícios físicos para uma boa noite de sono. Enquanto algumas pessoas defendem que o esgotamento ajuda a combater a insônia, também há quem garanta que a endorfina liberada pelo organismo durante a atividade provoca uma euforia que adia a desaceleração do organismo.

Uma das vantagens de malhar à noite é o clima mais ameno. Além disso, é possível descarregar o estresse do dia a dia na esteira ou nos halteres. Mas é preciso um cuidado especial para a alimentação: ponderar bem a quantidade de alimentos ingeridos para suprir as necessidades do corpo, evitando o surgimento de gorduras indesejáveis.

Em caso de dúvidas, não hesite em procurar um profissional especializado na área. Pessoas graduadas em Educação Física podem ajudar a definir o melhor horário para malhação, pois conhecem relatos de vários alunos. Além disso, se a sua intenção for emagrecer, consultar um nutricionista pode fazer a diferença.

E aí, pronta para definir o melhor horário para malhação com nossa dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

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