Esporte

13/10/2014 02:05 - Atualizado em 07/12/2016 08:19

Veja 6 dicas para escolher sua roupa para corrida noturna

Roupa para corrida noturna deve deixar o corredor em evidência para evitar acidentes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Correr à noite tem se tornado uma prática cada vez mais popular entre os corredores de rua. Algumas pessoas são motivadas pelo clima noturno, mais ameno e agradável no verão. Outras, pelo esvaziamento das ruas, já que, quanto menor o tráfego, menos perigosa a corrida.

Seja qual for a sua motivação, é preciso entender que correr de dia é diferente de correr à noite, exigindo mudanças de postura, a começar pela escolha da roupa para corrida noturna. Para simplificar o seu trabalho, reunimos algumas dicas que vão tornar a sua corrida mais segura e agradável.

roupa-para-corrida-noturna

Escolhendo a roupa para corrida noturna

1. Tecidos reflexivos

Talvez o principal fator a ser levado em consideração no momento de escolher a roupa para corrida noturna seja o aumento da visibilidade. À noite, mais do que de dia, o corredor pode ser ocultado pelo que acontece ao seu redor, já que a visão muitas vezes acaba prejudicada pelas avenidas mal iluminadas.

Existem várias camisetas com faixas que refletem a iluminação disponíveis em lojas especializadas. Se você não se importar tanto com a aparência e estiver mais preocupado com a segurança, considere comprar algum colete reflexivo, daqueles utilizado por garis e guardadores de carros, por exemplo. São leves, baratos e muito funcionais.

2. Roupas claras

Se você não curtiu a ideia de correr fardado com tecidos reflexivos, pelo menos opte por tons claros dos pés à cabeça. Nada de usar uma bermuda preta e uma camiseta azul-escura, por exemplo. Embora esse traje possa ser elegante e discreto durante o dia, vai prejudicar a sua visibilidade à noite, favorecendo atropelamentos.

roupa-para-corrida-noturna

3. Óculos de proteção

À noite, fica mais difícil interceptar obstáculos, como galhos, fios ou arames. Considere, portanto, incorporar os óculos de proteção a sua roupa para corrida noturna, pois eles garantem que sua visão não será afetada, oferecendo mais segurança à corrida.

4. Apito

A dica é mais voltada às mulheres, mas também vale para os homens. Utilizar o apito como um instrumento de segurança auxilia no momento de atravessar um cruzamento perigosos e tumultuado. Além disso, pode funcionar como um aviso em situações de risco, chamando a atenção de quem está ao redor para a sua presença. Algumas mulheres mais precavidas correm com um pequeno tubo de spray de pimenta preso à cintura, para usar em casos de ataques.

roupa-para-corrida-noturna5. Sem fones de ouvido

A não ser que ouvir música seja absolutamente fundamental para que você consiga manter o ritmo e a concentração, evite o uso dos fones à noite. Além de contribuir para uma possível alienação ao que acontece ao redor, eles prejudicam a percepção do tráfego, podendo configurar mais um fator de risco à segurança.

6. Lanterna de cabeça

As ruas são mal iluminadas e as calçadas oferecem incontáveis armadilhas. Por isso, avalie a compra de uma lanterna de cabeça. Apesar do incômodo, é possível se adaptar e, dependendo do local em que você corre, o desconforto - e o investimento - acaba valendo a pena.

Roupa para corrida noturna não faz milagres

É importante lembrar que, por mais chamativa que seja sua roupa e mesmo que você corra abraçado a um refletor, a roupa para corrida noturna não faz milagres: uma mudança de hábitos é necessária. Redobre a atenção ao trânsito, obedeça às regras e fique de olho no semáforo.

Além disso, avalie com cuidado o local onde você vai correr. Quanto mais bem iluminada for a rua ou avenida, melhor. Calçadas amplas e sem obstáculos também devem receber prioridade, assim como llugares bem frequentados à noite, que dminuam o risco de assaltos ou complicações nesse sentido.

E aí, curte nossas dicas de atividade física? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
atividade física
corrida
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ