Esporte

12/06/2014 09:00 - Atualizado em 08/12/2016 08:11

Veja 10 dicas de exercícios aeróbicos ao ar livre

Pular corda é um dos mais completos exercícios aeróbicos.

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Redação

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Quer manter uma rotina saudável de exercícios físicos e não tem paciência para aguentar o ambiente da academia? Ou então simplesmente adora a luz do dia? A opção ideal é você adotar a prática de exercícios aeróbicos ao ar livre, uma ótima ideia para quem quer fugir do sedentarismo.

Benefícios dos exercícios aeróbicos

Foto: Shutterstock

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Exercícios aeróbicos são aqueles utilizam oxigênio na geração de energia para os músculos, resultado de uma atividade física rítmica. Eles fortalecem os músculos envolvidos na respiração, tonificam também a musculatura associada ao exercício realizado, previnem doenças cardiovasculares, queimam gordura e, de maneira geral, aumentam a qualidade e a expectativa de vida do indivíduo.

10 exercícios aeróbicos ao ar livre

Confira abaixo dicas de exercícios aeróbicos que você pode realizar ao ar livre. Você pode escolher um deles, revezar entre um e outro ou mesclar diversas das propostas abaixo:

1. Caminhada

É o mais simples e mais praticado dos exercícios aeróbicos ao ar livre. Pode ser feito por qualquer pessoa e é uma introdução recomendada ao mundo das atividades físicas para os sedentários e obesos. Você pode caminhar pelas calçadas e parques da sua cidade, atentando sempre para manter uma postura correta e usar um calçado adequado.

2. Corrida

Se você quer aprimorar a sua caminhada, experimente começar a intercalá-la com corridas. Elas se assemelham, mas você pode queimar mais calorias elevando a frequência cardíaca. Quem se habituou às corridas garante que é praticamente um vício. Antes de começar, convém uma avaliação física e cardiológica.

3. Ciclismo

Se sua cidade é cortada por ciclovias ou tem parques que permitem a prática do ciclismo, o que você está esperando? Andar de bicicleta tonifica os músculos das coxas, glúteos e panturrilhas, além de ser muito divertido.

4. Corda

Pular corda é um dos mais completos exercícios aeróbicos que pode ser praticado ao ar livre. Ele proporciona uma queima de calorias mais rápida do que a corrida, pois tem um ritmo mais intenso, que exige coordenação motora e agilidade. Com 20 minutos diários, você perceberá uma incrível melhora de preparo e queima de gorduras.

5. Polichinelo

O polichinelo é uma sequência de movimentos de braços e pernas realizados de maneira sincronizada, que também proporciona uma rápida queima de calorias. Eles são abertos e fechados ao mesmo tempo. Experimente revezar este exercício com outros da lista.

6. Jump

Para praticar o jump, você vai precisar de uma pequena cama elástica, que serve como plataforma e pode ser colocada no quintal da sua casa. O exercício consiste em subir e descer dessa plataforma em movimentos coreográficos repetidos.

7. Step

O step pode ser praticado na escada da sua casa ou então com uma pequena plataforma, de baixa altura, que se assemelha a um degrau. Faça duas ou três séries de 20 exercícios, subindo e descendo o degrau, revezando a perna. É também uma ótima maneira de fortalecer a sua panturrilha.

8. Flexão

Deite-se de barriga em uma superfície plana, estique as mãos, cuidando para o cotovelo estar alinhado com os ombros e seus pés estarem apoiados nas suas pontas. Abaixe o corpo, aproximando-o do chão, mas deixando-o apoiado apenas pelas mãos e pés, e depois suba novamente.

9. Agachamento

Abra os pés de acordo com a largura dos ombros e faça duas ou três séries de 10 ou 20 agachamentos. É uma ótima maneira de fortalecer os glúteos. Combine esse exercício com outros aqui da lista.

10. Saltos

Saltar, abrindo e fechando as pernas e braços, é outro exercício aeróbico completo e também pode ser feito ao ar livre. Faça quatro ou cinco séries de 20 saltos.

Se você se interessu pelo nosso artigo, ou se já faz a prática de exercícios ao ar livre, deixe aqui a sua experiência.

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