Esporte

12/06/2014 09:00 - Atualizado em 10/11/2016 12:55

Vá de bicicleta! É saudável, sustentável e emagrece

Andar de bicicleta por 1 hora pode queimar até 500 calorias.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você busca uma alternativa saudável para fugir do estresse do dia a dia e praticar uma atividade física para queimar calorias, considere usar mais a bicicleta.

Usar o carro para ir ao trabalho já não é a melhor opção faz tempo e o transporte público está longe de ser ideal. Passar horas intermináveis em engarrafamentos dentro de um veículo, enfrentar horários de rush e ainda ter que aturar a falta de educação de muitos motoristas no trânsito... Aff! Isso acaba com o bom humor de qualquer pessoa.

Como solução, andar de bicicleta deixou de ser atividade de fins de semana para entrar na rotina de muitas pessoas. Pense no estresse que você vai simplesmente eliminar da sua vida com esta simples escolha sob duas rodas. E saiba, a troca gera benefícios não só para a saúde, mas também para o meio ambiente e a cidade.

Dê adeus ao sedentarismo  e comece com trajetos curtos para ir se acostumando, como: Ir ao supermercado ou ao banco que fica no bairro ao lado.

Benefícios de usar bicicleta:

É sustentável
Bicicletas não poluem o ar como outros meios de transporte, são economicamente viáveis, pois o investimento é baixo se comparado a de um automóvel e ainda existem opções de aluguel.

É saudável
É um exercício aeróbico, de resistência muscular, com baixo impacto e por isso recomendado para quem está acima do peso ou iniciando um exercício físico. Trabalha os músculos das pernas e estimula a contração do abdômen, além de fazer bem ao coração.

Infraestrutura para sua cidade
A falta de ciclovia e bicicletários em algumas cidades, além de sinalização e educação no trânsito, podem desestimular no início. Mas observe que, conforme o número de adeptos aumenta, a população entende que melhorias para a cidade devem ser exigidas dos governantes.

Baixo custo de manutenção
Bicicleta requer pequenos reparos que podem ser feitos pelo próprio usuário. A revisão em loja especializada é feita apenas uma vez ao ano.

Antes de sair pedalando, alguns cuidados:

Verifique os freios, se os pneus estão calibrados, se a bicicleta possui sinalização noturna e nunca, jamais!, deixe de usar capacete.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ