Esporte

22/06/2015 07:11 - Atualizado em 28/11/2016 11:24

Ultramaratona desafia os limites do corpo

Experiência e preparo físico são requisitos básicos para os ultramaratonistas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Já imaginou realizar uma corrida que desafia diversos limites do corpo e do organismo? A ultramaratona, como o nome indica, ultrapassa a distância de 42 quilômetros e 195 metros da maratona tradicional. Haja fôlego e preparo físico!

Existem basicamente duas provas para quem deseja ser ultramaratonista. Uma delas é a de distância fixa, na qual o corredor percorre uma quantidade de quilômetros determinada previamente. A outra é a de tempo fixo, quando o atleta precisa correr o máximo que puder dentro de um período de 12, 24 ou até 48 horas, por exemplo.

Quer saber mais e se desafiar na ultramaratona? Confira.

Como é feita a ultramaratona?

Em geral, a ultramaratona é disputada em distâncias de 50 e 100 quilômetros, com tempo limite específico. Em locais estratégicos da corrida, existem check points, pontos onde o participante deve marcar sua presença e pode se reidratar e se alimentar. Quando não atinge um check point dentro do tempo estipulado, o corredor é desclassificado.

ultramaratona

Quando a corrida dura mais de um dia, chama-se “multiday” - que, no inglês, significa “vários dias”. Nesse caso, existem intervalos para o sono, a fim de que que os atletas recuperem as energias. Cada um é responsável por seu próprio suprimento, que leva consigo no trajeto.

Em eventos especializados, é possível contar também com uma equipe de apoio, que fornece tênis, alimentos, médicos, agasalhos e tudo mais que for necessário.

As ultramaratonas são disputadas em diversos lugares diferentes. Trilhas, montanhas, pista, asfalto e estradas de terra são os mais comuns. Provas extremas são realizadas em locais como desertos e regiões geladas, estabelecendo a mudança de temperatura como um dos principais obstáculos.

Além desses desafios, podem haver córregos, pedras e raízes para dificultar o trajeto.

O que é preciso para ser ultramaratonista?

Os corredores que desejem se tornar ultramaratonistas precisam de muito preparo antes de começar. Os pré-requisitos são boa capacidade cardiorrespiratória e uma grande carga de experiência em corridas. Seja por status ou como objetivo de vida, a ultramaratona não é uma possibilidade para todos, mas para quem tem foco e determinação.

Existem diversos riscos à saúde para os ultramaratonistas, principalmente de insuficiência cardíaca, complicações renais, falta de sódio, desidratação, problemas gastrointestinais, bolhas nos pés, sangramentos sob as unhas e dores nos músculos e nos ossos.

É por isso que os praticantes devem sempre se submeter a exames médicos periódicos e realizar acompanhamento nutricional e físico com profissionais.

No inverno, as condições climáticas exigem, além do preparo físico, muito cuidado com a alimentação e controle da temperatura corporal. Os treinos prévios em locais semelhantes ao percurso da prova ajudam os ultramaratonistas a resistirem no momento da competição.

Você conseguiria encarar uma ultramaratona? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
corrida
maratona
alto desempenho
exercício intenso

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ