Esporte

23/10/2015 02:15 - Atualizado em 02/12/2016 12:46

Ultimate frisbee transforma a brincadeira em esporte

O jogo não possui árbitros e valoriza o respeito mútuo entre os atletas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O ultimate frisbee pode ser considerado uma cruza de futebol americano e basquete. A modalidade é praticada com um disco de 175 gramas. Porém, nada semelhante à brincadeira infantil feita com o acessório, o esporte é bastante competitivo. Conheça um pouco mais sobre as regras do jogo.

ultimate frisbee na areia

Conheça o ultimate frisbee

De acordo com a Federação Paulista de Disco (FPD), o objetivo do esporte é chegar com o frisbee até as extremidades do campo - algo parecido ao touchdown, que marca pontos no futebol americano. A partida é disputada entre duas equipes de sete participantes, que vão passando o disco de jogador para jogador.

Os momentos de recebimento e defesa também são similares a outros jogos. Os atletas devem passar o disco adiante em até dez segundos. Já a defesa deve impedir que os atacantes ultrapassem a área de pontuação.

A partida ocorre num campo retangular, com 100 metros de comprimento e 37 metros de largura. Ela é dividida em dois tempos. O primeiro é finalizado quando uma das equipes atinge nove pontos. O segundo tempo só acaba quando um dos times chega aos 17 pontos.

Saiba Mais
Tchoukball pode ser jogado com equipes mistas
Conheça o corfebol, esporte holandês com times mistos
Peteca: Brincadeira de criança também estimula os idosos

Sem restrições, a atividade física pode ser praticada por homens e mulheres de todas as idades. Divertida e energética, a prática do ultimate frisbee ainda traz benefícios sociais. Quando realizada por crianças, ela auxilia na compreensão de questões envolvendo solidariedade, respeito às regras, trabalho em equipe e aceitação. 

rapaz jogando frisbee

Regras do ultimate frisbee

O ultimate frisbee é o único esporte no mundo que não possui árbitros. As regras do jogo são conhecidas por todos os atletas, que valorizam o respeito, o comprometimento e o bem-estar geral.

Nessa atividade, segundo a FPD, parte-se do princípio que nenhum jogador quebrará as regras intencionalmente, já que não existem penalidades para essas infrações. Confira algumas regras estipuladas pela federação:

- Ser imparcial e objetivo

- Ser honesto

- Explicar o seu ponto de vista de modo claro e sucinto

- Dar aos adversários uma oportunidade razoável de se explicar

- Resolver disputas o mais depressa possível, utilizando linguagem apropriada

- Assinalar faltas de uma forma consistente durante o jogo

- Assinalar falta apenas quando essa for suficientemente grave para afetar o resultado da ação.

Parece interessante? Conte para nós o que você achou do esporte! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
disputa
respeito
disco
esporte coletivo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ