Esporte

10/09/2014 09:14 - Atualizado em 07/12/2016 10:50

Tudo o que você precisa saber para encarar uma corrida de rua

Saiba o que fazer na preparação para praticar a corrida de rua como esporte no dia a dia.

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Redação

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Com a passagem do inverno, é comum que nos sintamos mais estimulados para praticar exercícios. Principalmente se forem atividades que explorem a paisagem urbana, como é o caso da corrida de rua.

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Essa modalidade de corrida está em ascensão devido aos grandes resultados e à possibilidade de exercitar-se que surge para aquelas pessoas que não gostam de depender do ambiente fechado das academias.

Cuidado com as lesões na corrida de rua

No entanto, antes de encarar a corrida de rua como uma modalidade esportiva, é preciso atentar para alguns detalhes, a começar pelas lesões – grande vilã de quem pratica modalidades do atletismo. Segundo a personal trainer Rafaella Dias, de Belo Horizonte, ninguém está ileso de se lesionar.

“Mesmo as dores que não tiram totalmente o corredor dos treinos são um alerta de que algo está errado. O ideal é fazer um acompanhamento com um profissional de educação física e um trabalho de reforço muscular adequado para a modalidade antes de se iniciar corridas muito intensas”, explica.

Além disso, a profissional orienta sobre a importância da escolha do calçado ideal para a corrida. “É importante que corredores iniciantes tenham um tênis com ótimo amortecimento, para ajudá-los na adaptação ao novo esporte. Este tipo de corredor também tende a ter uma frequência de passadas menor, o que gera maior impacto a cada passada. Sendo assim, os iniciantes devem gastar um pouco mais e comprar um tênis de qualidade superior”, orienta.

Escolha o tênis correto para a corrida de rua

Uma orientação que serve até para os corredores mais experientes é a escolha do tênis conforme a sua pisada, seja ela pronada, neutra ou supinada. Além disso, o recomendado é que seja feita a troca do seu tênis quando o mesmo atingir entre 560 e 880 quilômetros de uso.

corrida-de-rua Caso você esteja retornando aos treinos após uma fratura ocasionada por estresse, o tênis deve ser aposentado entre 560 e 640 quilômetros. Também é recomendação profissional que no dia da sua prova de corrida de rua não seja usado os tênis novos e sim os usados em dias de treino.

Outra dica útil não apenas para a prática da corrida de rua mas para exercícios físicos em geral é o uso de roupas confortáveis e com tecidos que proporcionem uma melhor absorção do suor. E para ter sucesso na alimentação, o ideal é que um nutricionista seja consultado.

Lembre-se ainda de no dia da prova evitar alimentos gordurosos, álcool e carnes vermelhas. Além disso, procure alimentos ricos em carboidratos para armazenamento de energia, também evite beber muita água antes do começo da prova para que não provoque desconforto estomacal e vômito.

Ao fim da prova é importante a hidratação, bem como uma alimentação balanceada em carboidratos e proteínas a fim de repor os estoques musculares.

A corrida de rua é uma modalidade esportiva que acarreta em uma série de benefícios: além de emagrecer e combater diversas doenças, como hipertensão e diabetes, ainda é extremamente eficaz no processo de autoestima da pessoa que corre. Invista!

E então, vai começar com a corrida de rua? Deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

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