Esporte

23/09/2015 07:47 - Atualizado em 01/12/2016 02:25

Trickline: Pratique a modalidade mais popular do slack

Saltos, giros e muita adrenalina fazem parte desse esporte cada vez mais popular.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Cada vez mais adeptos se rendem ao slackline. O esporte de equilíbrio sobre uma fita de náilon virou sucesso no Brasil em poucos anos. Acompanhando a tendência, o trickline também se popularizou com rapidez.

Essa é a modalidade mais praticada do esporte, permitindo manobras radicais, como saltos e outros movimentos. Força e equilíbrio são essenciais para os praticantes obterem sucesso na atividade. Veja como praticar.

rapaz praticando trickline ao ar livre

Características do trickline

O trickline costuma ser praticado a partir dos 60 centímetros de altura. Essa é uma modalidade recomendada para praticantes intermediários, que já tenham boa noção do esporte, andando de forma segura pela fita de náilon.

Pulos, giros, paradas diferentes e cambalhotas são algumas das manobras que os praticantes realizam. Vale até mesmo deitar-se na fita. Conheça alguns dos principais movimentos do trickline:

- Buttbounce: o praticante salta, bate os glúteos na fita e volta a ficar em pé.

- Backbounce: similar ao anterior, mas, em vez das nádegas, o praticante encosta as costas na fita e volta a ficar em pé.

- Backflip: bastante desafiador, o movimento aposta em um mortal para trás, com o praticante aterrissando em cima da fita.

- Buddahbouce: é feito o salto e o praticante cai na fita em posição de buda, com as pernas cruzadas.

- One foot lever: muita concentração e equilíbrio são necessários para segurar a ponta do pé com a mão contrária em cima do slack.

- Drop knee: outra manobra de equilíbrio, na qual a pessoa se abaixa até encostar o joelho na fita.

Para se aventurar pelos movimentos ousados do trickline, é preciso confiança e muita prática. Para evitar lesões e machucados, o praticante deverá se acostumar com o movimento em cima da fita, além de desenvolver a consciência corporal.

O ideal é começar com movimentos mais simples e ir aumentando a dificuldade gradualmente.

Saiba Mais
Skate queima calorias e fortalece articulações
Street workout: Pratique exercícios ao ar livre
Veja como realizar um treino funcional na praia

A febre do slackline

O slackline chegou ao Brasil há pouco tempo, mas desde a década de 1980 já conquista adeptos ao redor do mundo. O esporte é praticado sobre uma fita flexível e estreita, presa em duas extremidades. Quando praticada ao ar livre, normalmente árvores ou postes servem como apoio para o equipamento.

O praticante terá que desenvolver o equilíbrio para se movimentar na fita. Inicialmente, o esporte é feito a cerca de 30 centímetros do chão. Conforme o grau de dificuldade e a modalidade escolhida, a altura tende a aumentar. No trickline, por exemplo,ela deve ser mais alta para que, na hora do salto, a fita não toque o chão.

Os benefícios do esporte envolvem uma melhora geral do condicionamento físico, com mais concentração, flexibilidade, força, coordenação motora e consciência corporal. Ele pode ser praticado por pessoas de todas as idades, mas os iniciantes são encorajados a buscarem apoio de profissionais ou praticantes experientes.

Você já praticou o trickline? Essa é a sua modalidade favorita do slack? Compartilhe sua experiência nos comentários! E continue ligado nas dicas de atividade física do Vivo Mais Saudável.

TAGS
slackline
equilíbrio
força
consciência corporal

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ