Esporte

18/06/2014 09:00 - Atualizado em 10/12/2016 01:45

Triathlon pode redesenhar seu corpo e melhorar sistema cardiorrespiratório

Prática do triathlon oferece diversos benefícios para a saúde.

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Redação

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Reunindo natação, ciclismo e corrida, o triathlon é um dos esportes que mais exige preparo dos atletas. Por ser tão intenso, oferece diversos benefícios à saúde de quem o pratica - desde que sejam tomados todos os cuidados.

Benefícios do triathlon

Foto: Shutterstock

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Como envolve três exercícios distintos, o triathlon exige dos atletas o desenvolvimento de uma série de técnicas e habilidades, trabalhando músculos e articulações em todas as partes do corpo. O mesmo praticante, portanto, precisa estar preparado para esses três tipos de atividades e, além disso, incorpora uma grande resistência para dar conta das competições.

Na mesma medida de suas dificuldades, os benefícios do triathlon são inúmeros. A modalidade é ideal para quem quer bons resultados no condicionamento físico e gosta de grandes desafios, dinamismo e mudança. Pode ser praticada ao ar livre, acabando com a monotonia das academias.

Saúde tripla no triathlon

Com o triathlon, você fortalece músculos dos braços, pernas, costas e também melhora o sistema cardiorrespiratório, por se tratarem de exercícios aeróbicos. Ele também desenvolve a flexibilidade, adaptação da resistência ao esforço, coordenação neuromuscular, resistência geral do organismo e equilíbrio, e até mesmo o aspecto mental. Você desenvolverá a coragem, autoconfiança e disciplina, de acordo com as metas atingidas. Assim como a disciplina, seu senso de responsabilidade e concentração também é exigido nos treinos de triathlon. Isso porque cada modalidade – o nado, o ciclismo e a corrida são treinados separadamente - e um tem influência sobre o outro.

Treinamento do triathlon

O treinamento pode ser exigente e é comum, portanto, sentir aquele dolorido em algumas regiões, mas até nisso a modalidade tem uma vantagem. Quando você está nadando, a circulação sanguínea se enriquece em gás carbônico, o que aumenta a irrigação do sangue e relaxa os músculos. Não precisamos nem mencionar que todo esse esforço é ótimo para queimar calorias e, portanto, perder peso. Se a sua principal preocupação é a prevenção de doenças, o triathlon evita todas as que têm alguma relação com sedentarismo. 

Acredite: você se sentirá muito mais satisfeito se treinar ao ar livre. A corrida pode ser feita nas ruas, calçadas ou parques – qualquer lugar que você considerar seguro e que tenha um terreno plano. Para o nado, é perfeito morar perto do mar. Se você não tem esse privilégio, opte por uma piscina. O ciclismo é um caso parecido com o da corrida, mas cuidado com o trânsito – o ideal é praticá-lo em ciclovias, sem dispensar o uso de equipamentos de segurança.

Antes de ingressar no triathlon

Como o desgaste físico na prática da modalidade é muito grande, recomenda-se que, antes de começar a praticá-la, você faça todas as avaliações médicas para averiguar se está apto a adotar uma rotina puxada de treinos. Para orientação do cronograma de exercícios, busque o auxílio de um profissional de educação física.

Você vai aprender a desenvolver cada técnica de uma vez – isso é muito importante, pois correr, nadar e pedalar de qualquer jeito pode trazer prejuízos. Se você está iniciando no treino triathlon, comece percorrendo distâncias mais curtas e, conforme for se adaptando, progrida aumentando os trajetos. Se você pular direto para a realização de provas longas, estará queimando etapas importantes na sua preparação, e isso pode acarretar em lesões, que podem levá-lo a abandonar o esporte.

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