Esporte

07/01/2015 09:01 - Atualizado em 30/11/2016 10:40

Tênis exige movimentos e raciocínio rápidos

Tênis tem muitos benefícios para a saúde, como a prevenção de doenças e o incremento da coordenação motora.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O tênis é um esporte divertido e exigente, de movimento e raciocínio rápidos. Como exercício, ele pode resultar em diversos benefícios para a saúde física e mental do praticante.

Como se joga tênis

O tênis é jogado por duplas ou apenas dois oponentes. O objetivo desse esporte é rebater a bola e marcar pontos. A pontuação é feita quando a bola toca o chão do campo do adversário. Dividido em games e sets, o game se compõe de 15, 30 ou 40 pontos, sendo o set um conjunto de games. Para vencer, deve-se chegar a um determinado número de sets pré-estabelecidos.

Para o rebate da bola, são utilizadas as raquetes, que podem ser de fibra de vidro ou alumínio. Existe nelas uma armação com abertura para diminuir a resistência ao ar. As bolas variam entre 6,3 cm e 6,6 cm de diâmetro, sendo ocas. A quadra é desenhada em formato retangular e mede 23, 8 m de comprimento por 8,2 m de largura em jogos simples. Para um jogo em duplas, são 23,8 m por 11 m. A rede, colocada ao meio da quadra, mede 1,07 m de altura.

Tênis

Tênis faz bem para a saúde

Para quem quer perder peso, o tênis pode ser um grande aliado. Isso porque cada hora de treino queima entre 200 e 500 calorias, dependendo da intensidade do jogo e do ritmo do atleta.

Além disso, o esporte reduz riscos de problemas cardíacos por melhorar a capacidade cardiovascular e respiratória, proporcionando bem-estar físico e mental. Ele previne osteoporose e é eficiente no combate à depressão, estresse e ansiedade. Outros benefícios são a rapidez de reflexos desenvolvida e a melhora na coordenação motora.

Tênis

Origem do tênis

Originado na França, sob o nome de “Jeu de Pame” (“jogo de mão”, em francês), o tênis era uma atividade feita por jogadores que rebatiam a bola na parede com as mãos. Desde o seu surgimento, do século 13 ao século 14, ele sofreu modificações, sendo a principal o uso de uma raquete, a formação de uma quadra e divisão por uma rede.

Na Inglaterra, durante esse mesmo período, o Rei Henrique VIII praticava a modalidade esportiva, sendo ele o responsável pela difusão ao redor do mundo. É devido a esse fato que costuma se atribuir a origem do tênis como sendo inglesa, e não francesa.

Em 1900, surge o primeiro torneio chamado Taça Davis, que acontecia com praticantes da Europa, das Américas e do Oriente. Hoje, o esporte é disputado em quadras de saibro, areia, terra batida, concreto e grama. Os campeonatos mais conhecidos são o de Roland Garros, Wimbledon, US Open e Australian Open.

Tênis no Brasil

Gustavo Kuerten, o Guga, é o mais famoso tenista brasileiro. Vencedor de três prêmios do campeonato de Roland Garros, ele foi ganhador em 1997, 2000 e 2001. O esportista, natural de Santa Catarina, popularizou ainda mais a prática no Brasil, mas a modalidade já aparecia no país desde o fim do século 19.

Foram os ingleses que trouxeram para cá as primeiras raquetes e bolas para jogar tênis. Grandes agentes do processo de urbanização de São Paulo e Rio de Janeiro, esses estrangeiros introduziram o esporte no país no mesmo período que começava a se propagar o futebol.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
esporte
atividade física
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ