Esporte

22/10/2014 05:51 - Atualizado em 24/08/2016 05:30

Tênis conectado pode ser próximo passo em tecnologia vestível

Tênis conectado à internet tem objetivo de estimular atividades físicas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

E se o tênis falasse? Apesar de esquisita, a ideia poderá chegar aos seus pés em pouco tempo. Existem muitos projetos hoje que buscam deixar o calçado mais inteligente, especialmente para corridas e atividades físicas. A iniciativa de um tênis conectado faz parte de uma nova geração de tecnologia, a dos gadgets vestíveis, como o relógio de pulso e o óculos.

Tênis conectado pode ser mais um gadget vestível

Uma tecnologia curiosa apresentada pela Google em 2013 mostra um tênis conectado, que faz comentários espirituosos ao seu dono e o incentiva a praticar esportes. O projeto, divulgado na SXSW, nos EUA, faz parte de uma divisão da empresa dedicada a buscar e criar formas diferenciadas de publicidade.

Mesmo que o tênis da Google não chegue ao mercado, já há concorrência pisando firme. A indiana Lechal, por exemplo, aposta em palmilhas conectadas por bluetooth ao celular para facilitar e promover exercícios físicos, com contagem precisa de passos e calorias e sincronização com o GPS e Google Maps. 

tenis-conectado

Tecnologia a serviço da saúde

Projetos de tecnologia vestível para os pés estão sendo desenvolvidos para estimular a prática de exercícios físicos em uma sociedade acometida por casos de sedentarismo e obesidade. Assim, o tênis conectado funcionaria como uma razão extra para deixar a preguiça de lado, principalmente pelo seu potencial de interatividade.

São vários os benefícios das atividades físicas à vida de quem se torna um praticante regular, principalmente no que diz respeito à saúde e ao bem-estar. Entre as vantagens, é possível citar:

- Queima de calorias

- Alívio do estresse e da ansiedade

- Melhor condicionamento cardíaco e respiratório

- Mais coordenação motora e equilíbrio

- Crescimento da autoestima e do bem-estar social.

Mais gadgets vestíveis

O conceito por trás da ideia que deu origem ao projeto tem sido explorado pelas empresas de tecnologia nos últimos anos: é possível vestir dispositivos eletrônicos - e não apenas manipulá-los. Além do tênis conectado, esse pensamento embasou uma série de inovações, que incluíram versões tecnológicas para os óculos e o relógio, por exemplo:

- Óculos

O mais famoso é o Google Glass. Trata-se de um dispositivo capaz de levar recursos de realidade aumentada aos olhos do usuário por meio de óculos equipados com microfone, câmera, conexão sem fio e um pequena tela onde as informações são exibidas. Várias experiências interessantes podem surgir por meio da inovação, já que o acessório aceita comando de voz, é leve, seguro e pode ser conectado ao smartphone. Já pensou em filmar um salto de paraquedas e atender uma ligação em queda livre, por exemplo? O Google Glass permite.

- Relógio

Existem vários modelos de relógios dotados de processos tecnológicos, mas o Apple Watch ganhou notoriedade na mídia nos últimos meses. Embora a ideia não seja lá tão inovadora - um relógio inteligente, capaz de exibir dados e conectar-se a dispositivos móveis - o acessório repercutiu por ser a primeira aposta da gigante Apple no ramo.

E aí, gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
tênis
atividade física
tecnologia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ