Esporte

16/06/2015 02:14 - Atualizado em 08/12/2016 11:07

Tchoukball pode ser jogado com equipes mistas

O jogo desenvolve habilidades como controle físico e mental, além de paz entre os atletas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já ouviu falar no tchoukball? Esse é um esporte relativamente novo e que vem ganhando cada vez mais espaço e novos praticantes, principalmente em escolas e instituições educacionais. A atividade tem como base o desenvolvimento pessoal e o respeito entre os parceiros de equipe, os adversários e os professores ou educadores que coordenam o esporte.

Como funciona o tchoukball

O tchoukball é um esporte dinâmico, com algumas características e regras semelhantes ao vôlei e ao handebol. Para entender melhor a origem do nome, a palavra “tchouk” representa o barulho que a bola faz ao bater no quadro, e “ball” é bola em inglês.

O jogo consiste em duas equipes, uma bola (mesma do handebol) e duas superfícies de remissão, chamados de quadros, que servem para marcar os pontos. Ele tem como característica principal a eliminação de todas as formas de contato e agressão corporais entre os adversários.

tchoukball

O tchoukball foi criado na década de 1970 pelo biólogo suíço Dr. Herman Brandt, com o objetivo de ser um esporte sem contato, que pudesse dar equilíbrio físico e mental para os praticantes e também diminuísse as lesões nas práticas esportivas, trazendo paz entre as equipes e os atletas.

A Federação Internacional de Tchoukball recebeu uma carta da Organização das Nações Unidas elogiando a modalidade por ajudar a transmitir mensagens de paz universal. Nessa mesma carta, a modalidade foi reconhecida como o Esporte da Paz.

A quadra da partida tem tamanho de 23 a 25 metros de comprimento por 15 a 17 metros de largura, com duas áreas próximas às linhas de fundo, em formato semicircular, nas quais é proibido pisar segurando a bola. Dentro dessas áreas localizam-se os quadros, que ficam levemente inclinados para trás e possuem redes esticadas.

Cada equipe tem sete jogadores, e uma partida possui duração de três períodos de 15 minutos. São consideradas faltas tocar a bola com a perna, trocar mais de três passes, segurar a bola por mais de três segundos, obstruir o movimento do adversário e entrar na área semicircular onde ficam os quadros.

No tchoukball, não é permitido roubar a bola ou atrapalhar a jogada da outra equipe. Também não pode quicar a bola ou correr com ela em mãos, podendo a equipe trocar até três passes antes de arremessar. Os jogadores que não respeitam as regras podem receber cartão amarelo e até a expulsão do jogo pelo árbitro.

Benefícios e indicações do esporte

Em geral, os benefícios conquistados com a prática do esporte são principalmente sociais e recreativos, pois ele exige tanto do corpo quanto da mente dos praticantes. Com a ausência de contato físico entre os jogadores, pode-se praticá-lo com times mistos. É uma boa atividade para iniciantes na prática esportiva, pois seus movimentos são básicos e naturais.

O jogo ainda requer espírito de equipe e senso de observação para praticar. Além de ajudar no desenvolvimento pessoal, relaxar e proporcionar bem-estar, o tchoukball também melhora o condicionamento físico por ser uma atividade aeróbica, desenvolvendo a agilidade, o equilíbrio, a força muscular e a coordenação motora.

Já pensou em praticar esse esporte? Conte para nós! E aproveite para conferir as novidades de atividade física do Vivo Mais Saudável.

TAGS
esporte coletivo
esporte de quadra
equipe mista
atividade aeróbica

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ