Esporte

20/03/2016 01:00 - Atualizado em 08/12/2016 10:21

Tamboréu: Divirta-se com esse esporte de praia

Atividade de origem brasileira auxilia no desenvolvimento físico.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O tamboréu é um esporte tipicamente brasileiro. Essa modalidade é uma espécie de tênis, só que jogada com aro de madeira.

A provável origem do esporte ocorreu em 1937, depois que um grupo de amigos foi à praia de Santos, em São Paulo, com dois pandeiros. Para se divertir, eles usaram esses instrumentos como "raquetes" para jogar com uma bola de tênis. Dessa forma, deram início à prática de um esporte de praia, mas que também pode ser jogado em quadras.

jogadores de tamboréu na praia

Tamboréu sofreu modificações com o tempo

No começo, não havia uma rede para dividir as duplas que jogavam o esporte. Elas mantinham uma distância aproximada de 100 metros para rebater a bola. O jogo acontecia apenas na areia, mas com o passar do tempo chegou às quadras.

Um risco no chão separava os grupos, que começaram a aproveitar a rede de tênis para marcar as partidas. As raquetes de pandeiro se adaptaram ao esporte e se tornaram mais elaboradas, com bases de madeira e contorno de couro.

Do Brasil, o esporte acabou conquistando praticantes em outros lugares do mundo, como a França e a Espanha. No entanto, o modo como é jogado lá difere do que se pratica aqui.

Além de estimular a coordenação, o tamboréu ajuda no desenvolvimento físico e na interação social. Também é considerado um aliado no ganho de massa muscular, em função do impacto nas pernas e nos braços.

Regras do tamboréu não são fixas

Apesar da semelhança com o tênis, o esporte tem algumas diferenças no que diz respeito ao material e às regras.

De lados opostos, em uma quadra retangular, duas equipes arremessam a bola com as raquetes por cima de uma rede. Esse é o princípio básico do tamboréu.

Nas normas brasileiras, o jogo é disputado com duas raquetes feitas com aro em madeira de 26 centímetros de diâmetro, coberto com um tampo compensado de madeira ou couro. As bolinhas são as mesmas do tênis.

Em cada convenção ou encontro para jogos de tamboréu, são estabelecidas regras próprias. Porém, algumas permanecem sempre iguais. O objetivo é sempre lançar a bola no campo adversário para que o oponente não consiga devolvê-la.

Cada set vale dez pontos, que são marcados assim que a bola toca o chão ou as linhas dentro da quadra. Perde-se quando a bola não é devolvida por cima da rede, quando não é devolvida ao acertar a quadra adversária ou se toca no próprio piso após sair da raquete.

Além disso, caso a bola seja devolvida pelo lado de fora dos postes da rede, mesmo que tenha caído no campo adversário, ela não conta ponto. Se for dado mais de um toque para que ela não caia no piso, a jogada também não é válida.

Para partidas amistosas, entre amigos, é possível estabelecer algumas regras próprias, desde que não fujam do propósito geral do esporte.

Você já jogou tamboréu? O que achou da experiência? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
esporte de praia
tênis
raquete
pandeiro

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ