Esporte

13/09/2015 10:00 - Atualizado em 26/11/2016 02:12

Taekwondo desenvolve força, agilidade e disciplina

A prática do esporte é indicada para todas as idades, contribuindo para a melhora da saúde física e mental.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com o intuito de desenvolver a defesa pessoal, o taekwondo possui origem coreana e é uma das principais modalidades esportivas nos Jogos Olímpicos e Pan-Americanos. A arte marcial trabalha a disciplina, o respeito e o autocontrole, podendo ser praticada por homens e mulheres de qualquer idade.

A atividade fornece benefícios tanto para a saúde física quanto para a mental, pois melhora o condicionamento físico, aumenta a força e a resistência muscular, melhora a capacidade respiratória e ainda contribui para a concentração e o controle da ansiedade.

Conheça o taekwondo

Taekwondo quer dizer “caminho dos pés e das mãos através da mente”, sendo uma das artes marciais mais praticadas no mundo. Com origem na Coreia do Sul, a luta possui uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, da integridade, do autocontrole, da cortesia, do respeito e da lealdade.

praticantes de taekwondo

Nas competições, o objetivo dos atletas é golpear o adversário com os pés e as mãos para marcar pontos ou nocauteá-los. Os chutes podem atingir qualquer parte do corpo acima da cintura e que esteja coberta por protetores. Já os socos só podem acertar o peito do adversário.

Cada combate é dividido em três assaltos, com duração de dois minutos e intervalos de um minuto entre eles. Para a prática do taekwondo, é necessário utilizar equipamentos de proteção, como quimono, protetor de tórax, protetor de órgãos genitais (masculino e feminino), protetor de antebraço, protetor bucal, caneleira, capacete e luvas.

Essa arte marcial também possui um sistema de graduação, com suas faixas de cores que vão da branca até a preta, cada uma com um significado.

- Faixa branca (pureza): Alunos iniciantes, sem o prévio conhecimento.

- Faixa amarela (terra): A terra é onde a planta brota e fixa sua raiz. A base da arte marcial está firmada.

- Faixa verde (planta): Simboliza o crescimento da planta. A técnica começa a se desenvolver, no aluno.

- Faixa azul (céu): Para onde a planta se dirige, que é seu objetivo. É o estágio de amadurecimento da técnica do aluno.

- Faixa vermelha (sol): Alerta ao aluno sobre a necessidade de autocontrole e de seu oponente se manter afastado

- Faixa preta (dignidade): Significa a maturidade e o conhecimento do taekwondo.

Saiba Mais
Conheça os benefícios do aikido para os idosos
Judô tonifica o corpo e relaxa a mente: Conheça mais
Karate-do: Arte marcial proporciona disciplina e bem-estar

Benefícios para o corpo e a mente

A luta trabalha todos os grupos musculares do corpo, principalmente as pernas, os glúteos e o abdômen. Esse esporte fortalece e tonifica os músculos, melhorando a resistência e o condicionamento físico. Também aumenta a flexibilidade e a capacidade respiratória, o que contribui para o funcionamento cardiovascular.

Cada aula de taekwondo dura aproximadamente uma hora e conta com atividades aeróbicas e técnicas de defesa e ataque. Com isso, proporciona grande queima de gordura, eliminando cerca de 700 calorias. A prática é indicada para quem quer perder peso e conquistar a boa forma.

Como o esporte trabalha conceitos de disciplina e respeito, é uma boa opção para crianças e adolescentes. Além disso, os idosos também podem se beneficiar com a atividade, pois ela ajuda a recuperar a massa muscular, aumenta a flexibilidade e melhora a mobilidade das articulações.

A prática regular da luta ainda ajuda no controle da ansiedade, aumenta a concentração e desenvolve a autoconfiança, a liderança, a perseverança e o autocontrole.

TAGS
artes marciais
luta
Coreia do Sul
condicionamento físico

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ