Esporte

19/01/2016 06:00 - Atualizado em 26/11/2016 06:05

Surfdog: Conheça uma modalidade para o seu cãozinho

Prática incentiva ao esporte e à diversão entre cães e donos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Já imaginou surfar com o seu cãozinho? Pois saiba que a modalidade virou febre pelo mundo e ganhou até competição mundial. O chamado surfdog é a categoria em que cachorro e surfista sobem juntos na mesma prancha.

Além de grandes nomes do surfe brasileiro, como Gabriel Medina e Mineirinho, outra personalidade de destaque do esporte é Bono, o labrador do carioca Ivan Moreira. O pet foi vencedor da categoria tandem no SurfCity SurfDog em 2014, na Califórnia.

cão praticando surfdog

Entenda o surfdog

O campeonato mundial de surfdog ocorre anualmente em Huntington Beach, na Califórnia, nos Estados Unidos. O evento traz surfistas e cães de todo o mundo em busca da premiação. O evento, mais que divulgar a modalidade, visa à arrecadação de fundos para campanhas de proteção animal, além da conscientização sobre os maus tratos.

A competição é dividida em quatro categorias por peso, podendo participar apenas o cachorro ou o animal em companhia do dono. Os cãezinhos surfistas recebem treinamento desde filhotes e estão acostumados com a água.

[[saiba_mais]]

É importante alertar que, para garantir a segurança dos competidores, devem-se utilizar os equipamentos corretos. O surfdog também deve ser inserido gradualmente, permitindo que o cachorro se habitue à prancha e ao mar.

Apesar de a modalidade ainda não ser muito popular no Brasil, existem treinadores especializados na técnica.

surfdog bono

O cachorro surfista mais famoso do Brasil

Antes de o brasileiro Gabriel Medina levar o primeiro título do mundial de surfe, em 2014, Bono já havia conquistado sua fama na Califórnia, nos Estados Unidos. O labrador cor de chocolate venceu outros 80 competidores na edição SurfCity SurfDog.

Junto ao dono, Ivan Moreira, Bono aprendeu a surfar nas praias do Rio de Janeiro. O animal subiu em uma prancha pela primeira vez aos seis meses de idade.

O cachorro surfista virou celebridade das redes sociais, onde é possível acompanhar o treinamento diário feito com Ivan. Com muita sintonia e equilíbrio, os dois amigos pretendem desbravar novas praias e continuar se aperfeiçoando no surfdog.

surfdog bono e ivan

Importância da atividade física para animais

Assim como o seres humanos, os animais também precisam de movimento para garantir mais saúde para seu organismo. Especialmente para quem mora em apartamento ou ambientes pequenos, é muito importante levar os amigos de quatro patas para passear e exercitar-se.

Se você possui um quintal em casa, lembre-se que não basta deixar o bichinho solto. O ideal é incentivá-lo a correr, pular e brincar. Ao se exercitar, o cãozinho não só reduz o risco de sobrepeso, como melhora a circulação sanguínea e o funcionamento dos órgãos.

Além de ser supersaudável, essa também é uma forma de fortalecer os laços de amizade entre você e seu animalzinho. E o melhor: você aproveita a brincadeira para também fugir do sedentarismo!

Já conhecia o surfdog? Que achou do esporte? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
cachorro
surfe canino
califórnia
Bono

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ