Esporte

11/11/2014 04:09 - Atualizado em 26/11/2016 02:36

Stand up paddle: Veja locais para praticar no Brasil

Stand up paddle é uma modalidade esportiva que ganha cada vez mais adeptos no país.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não há como negar: o stand up paddle caiu no gosto do brasileiros. Podendo ser praticado no mar, em lagoas de água doce ou mesmo em piscinas de grande dimensão, o esporte atrai cada vez mais adeptos pela facilidade e praticidade, além da sensação de liberdade.

A integração com a natureza, tão cultuada pelos surfistas, também pode ser alcançada com o stand up. Reunimos uma lista com locais propícios ao esporte para ajudar quem tem interesse, mas não sabe exatamente onde praticar.

Stand up paddle pode ser praticado até em piscinas

Com origens que remetem à Polinésia, ao Hawaii e ao Peru, locais onde as primeiras variações do esporte puderam ser observadas, o stand up paddle é, basicamente, o surfe em pé, com a ajuda de remos.

stand-up-paddle

Um dos diferenciais do esporte é a ampla variedade de locais propícios à prática, o que acaba facilitando a sua popularização. Além disso, é uma atividade democrática: pode ser realizada em todas as idades.

Stand up paddle se popularizou na orla brasileira

Na condição de país tropical, com dimensões continentais e vasto litoral, não faltam locais para a prática do esporte no Brasil. Entre os mais famosos, estão:

Praia do Madeiro - Tibau do Sul, RN

Com águas muito claras, o local também é propício para a prática do surfe tradicional. Há escolas voltadas ao stand up paddle, onde é possível aprender o esporte e locar equipamentos. O grande diferencial é a possibilidade de remar ao lado de golfinhos. A areia branca ajuda a compor o cenário tropical ideal.

Rio São Bartolomeu - Paranoá, DF

Trata-se de um rio de água limpa, com temperatura moderada, baixa profundidade e leve correnteza. Prefira praticar o esporte durante a tarde, pois a abertura das comportas aumento o fluxo de água. Como o trajeto é longo, o local é indicado para quem já tem experiência.

Minas Tênis Nautico - Belo Horizonte, MG

A principal opção para quem mora na capital de Minas Gerais é o Minas Tênis Náutico. Com estrutura muito qualificada, o local conta também com praticantes de caiaque e outros esportes náuticos.

Represa de Jurumirim - Itapetinga, SP

A represa também é utilizada por usuários de lanchas e jet-skis, o que implica cuidados extras com a segurança. Mesmo assim, trata-se de uma excelente alternativa para a prática do esporte no interior do Estado. Prefira dias ensolarados, para aproveitar todo o potencial da paisagem.

Lagoa de cima - Garopaba, SC

Com um dos litorais mais bonitos e charmosos do país, Santa Catarina atrai vários praticantes de Stand up devido a suas belezas naturais. Garopaba é uma das praias preferidas por quem curte surfar, e a Lagoa de Cima é muito procurada por praticantes do surfe com remo. Como a lagoa é muito extensa, a intensidade dos ventos pode dificultar a remada.

Praia de Ipanema - Porto Alegre, RS

Homônima da famosa praia carioca - também conhecida pela prática do stand up -, é um local clássico em Porto Alegre, pois permite remar junto ao calçadão que acompanha as águas do Guaíba e atrai centenas de pessoas em finais de semana de calor. Se possível, prefira o entardecer, para acompanhar o famoso por-do-sol tão estimado pelos porto-alegrenses.

Cuidados com a segurança são imprescindíveis

Entre as recomendações básicas para quem está começando e mesmo para quem já é experiente na prática, estão os cuidados com a segurança. Esteja atento principalmente se quiser remar em locais isolados e de densa natureza:

- Equipamentos de segurança individual: se você não sabe nadar, o colete salva-vidas é indispensável, pois cair da prancha é uma possibilidade real. Considere seu uso sempre que praticar o esporte em lagoas e rios cuja profundidade não seja totalmente conhecida. Lembre-se: é preferível dar atenção à segurança do que ao bronzeado ou ao charme.

- Proteção contra o sol: utilizar o bloqueador solar é fundamental para não acabar sofrendo uma insolação ou mesmo queimaduras na pele. Se o trajeto for longo, não esqueça de usar uma proteção para a cabeça. Óculos de sol também são indicados.

- Companhia: um erro comum dos iniciantes é começar a praticar sozinho, sem auxílio de pessoas experientes. Estar acompanhado por alguém que já sabe praticar o esporte ajuda a aprimorar a técnica e torna a atividade mais segura.

Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
stand up
surfe
atividade física

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ