Esporte

24/05/2015 08:08 - Atualizado em 01/12/2016 11:37

Squash: Prepare as raquetes aproveite o jogo

O squash ajuda a melhorar os reflexos e trabalha diversos músculos do corpo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Baseado nos conceitos do tênis, o squash é um esporte que traz diversos benefícios para o corpo. Ele é jogado numa sala fechada, com bola e raquete. Os participantes se envolvem em jogadas planejadas e com muita ação, garantindo gasto calórico alto e diversão ao mesmo tempo.

O squash não é um esporte olímpico, mas tem competições em jogos importantes, como os Pan-Americanos e os Jogos Universitários Mundiais. Conheça mais sobre o jogo e aproveite para ficar em forma!

squash

Regras do squash

Ele é praticado em uma quadra fechada, com o comprimento de 9,75 metros por 6,4 metros de largura. Cada período do jogo termina quando quando alguém atinge nove pontos. A partida pode chegar a até cinco períodos, numa melhor de três.

O objetivo do squash é "raquetar" a bola de forma que o seu oponente não consiga pega-lá. Pontua apenas quem realiza o saque. Todas as paredes da quadra podem ser usadas para rebater as bolas.

Uma partida de squash começa com o saque. Um dos atletas joga a bolinha para a frente, a partir de uma raquetada. O oponente deve devolver a jogada. Esse movimento só é interrompido quando um dos oponentes não consegue tocar na bola, deixando-a passar.

Benefícios do squash

Por ser um jogo dinâmico, o squash trabalha os reflexos e exige bastante energia dos jogadores. Confira as vantagens de praticar o esporte.

Gasta calorias

Por envolver movimentos rápidos e precisos, o jogo é indicado para indivíduos que desejam aumentar o gasto calórico. Para perder peso com saúde, também aposte em uma alimentação regrada e livre de gorduras.

Melhora o preparo físico

Se nas suas primeiras partidas você ficar ofegante e extremamente cansado, não se desespere. Aos poucos, você conquista mais resistência física para encarar o desafio.

É divertido

O squash pode ser praticado por crianças, adolescentes, adultos e idosos. Sem limite para a prática, o esporte assegura momentos divertidos. Antes de partir para as quadras, porém, converse com seu médico. Ele realizará diversos exames para analisar suas condições físicas atuais.

Aumenta os reflexos

Os participantes de uma partida de squash devem sempre ficar de olho na bola e correr para alcançá-la. Após diversas partidas, você consegue desenvolver a sua concentração, identificando jogadas e marcando mais pontos.

Trabalha os músculos

A partir dos movimentos rápidos, músculos superiores e inferiores são trabalhados constantemente. As leves corridas do esporte exigem esforço das pernas e dos glúteos. Com os saques e as rebatidas, os que se beneficiam são os músculos dos braços, do abdômen e das costas.

Que tal aproveitar os benefícios do squash? Deixe seu comentário! E não esqueça de conferir as dicas de atividade física do Vivo Mais Saudável.

TAGS
aeróbico
gasto calórico
reflexos
agilidade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ