Esporte

10/03/2016 02:00 - Atualizado em 03/12/2016 08:05

Snorkeling: Pratique o mergulho Brasil afora

O esporte é praticado com nadadeiras, máscara e snorkel, que possibilita a respiração dentro da água.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As belezas naturais brasileiras chamam a atenção de quem procura novas aventuras. Uma das modalidades aquáticas que sempre encantam os turistas é o mergulho livre, também chamado de snorkeling. Ele permite conhecer os encantos do fundo do mar de maneira confortável e divertida.

Por ser uma atividade sem muitos riscos, ela pode ser praticada também em lagos ou em rios. É importante apenas verificar se a região escolhida é adequada para a prática - sem muitas ondas, mais rasa e supervisionada por profissionais. Confira a seguir alguns locais que permitem o mergulho livre.

mulher praticando snorkeling

Pratique snorkeling com segurança

Se você nunca praticou mergulho e não sabe nadar, é importante entrar em contato com escolas especializadas. Fazer um curso preparatório evita o desespero de submergir na água do mar. Tirar as dúvidas colabora para você ter uma experiência mais agradável. Saliente aos profissionais que você nunca realizou alguma atividade parecida.

O chamado mergulho de batismo é disponibilizado por empresas especializadas e conta com a atenção integral de instrutor, que irá dar boas dicas para facilitar o trajeto. Algumas delas são:

- Nunca mergulhe em regiões de entrada e saída de embarcações

- Aplique boas camadas de protetor solar antes de entrar no mar

- Não encoste em animais marinhos ou corais

- Escolha áreas calmas e com poucas ondas para praticar o snorkeling.

Também é necessário utilizar o equipamento adequado, disponível em lojas especializadas em artigos esportivos. Em cidades litorâneas, ainda existem escolas de mergulho que alugam ou vendem os acessórios. Informe-se para conferir os valores que mais se encaixam no seu bolso e parta para a brincadeira!

- Nadadeiras: elas facilitam o mergulho e possibilitam a movimentação suave, ideal para não assustar os peixes que estejam à sua votla. As versões de tamanho médio são perfeitas para essa modalidade.

- Máscara: protege os olhos debaixo da água e assegura boa visibilidade pra enxergar o ambiente. Escolha máscaras que fiquem firmes no rosto. Seque o acessório antes de entrar na água para não embaçar.

- Snorkel: é a ferramenta mais importante, pois propicia a respiração dentro da água. Trata-se de um cano de plástico de aproximadamente 45 centímetros, que é preso junto à tira da máscara. Nessa modalidade de mergulho, não se usam cilindros de ar.

Onde praticar snorkeling?

Toda a costa brasileira é um belo convite para se encantar com peixes, crustáceos, medusas e algas. O Nordeste é sempre uma boa opção para quem deseja começar. Os estados de Alagoas e Pernambuco contam com águas cristalinas e propícias para o mergulho. Os pontos ideais são Maragogi e Porto de Galinhas.

Visitantes do Rio de Janeiro também podem se divertir. As praias de Búzios e Ilha Grande não decepcionam e garantem belos espetáculos.

Em Mato Grosso do Sul, o snorkeling em rios é uma das principais atrações. A cidade de Bonito é conhecida por seus transparentes lagos, que abrigam peixes de diferentes espécies.

Na praia de Bombinhas, em Santa Catarina, o mar verde e sem ondas é um convite para o mergulho. As praias da Sepultura e Lagoinha não decepcionam: são de fácil acesso e garantem a visualização de cardumes coloridos. É só nadar e ficar de olho.

Você já mergulhou em algum desses lugares? Conte sua experiência nos comentários! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
mergulho livre
turismo
atividade aquática
natureza

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ