Esporte

24/09/2015 07:28 - Atualizado em 03/12/2016 11:17

Skysurf: Conheça o surfe nas alturas

Prática permite a realização de manobras e acrobacias aéreas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Surfar, por si só, já pode ser uma atividade prazerosa, com sensação de liberdade e contato extremo com a natureza. Se a palavra de ordem é liberdade, o que dizer, então, de surfar no ar? É isso mesmo: o skysurf é uma das modalidades mais radicais do paraquedismo.

Arrojada e cheia de adrenalina, essa prática em queda livre é marcada pela criatividade. Os praticantes "surfam" pelos céus numa descida em ritmo alucinante, demonstrando aptidões artísticas quase artísticas com suas acrobacias. Conheça mais sobre o esporte e desperte seu espírito de aventura.

paraquedista fazendo skysurf na praia

Os desafios do skysurf

Tudo isso é feito em apena 45 segundos. O atleta salta de uma distância de 4 mil metros do solo. Quando chega a 800 metros do chão, é hora de acionar o paraquedas.

As provas de skysurf são julgadas a partir da observação de um júri em solo. As equipes são montadas por duplas de paraquedistas, denominados de skysurfer e cameraflyer. Os dois saltam de um balão, helicóptero ou avião. Em quesda livre, eles fazem uma série de acrobacias aéreas, capazes de tirar o fôlego de quem acompanha tudo em terra firme.

O skysurfer salta com uma prancha especial. Se ele for iniciante, usa uma peça de 50 centímetros. Já os mais experientes chegam a surfar numa plataforma de até 1,5 metro. Essa prancha é presa aos pés do praticante, que realiza movimentos de rotação enquanto vai perdendo altura.

É aí que a criatividade entra em cena. São curvas amplas de 360 graus, loopings e manobras geométricas e radicais. Os movimentos lembram os de outros esportes, como o snowboard e o paraquedismo freestyle.

Enquanto o skysurfer se dedica a suas acrobacias, o cameraflyer é o responsável por registrar toda a prova a partir de uma câmera de vídeo instalada em seu capacete. Porém, sua participação não se limita às imagens. Ele contribui também com desempenho criativo e artístico. A sintonia entre os dois, inclusive, pode fazer toda a diferença em uma competição.

Saiba Mais
Voos de wingsuit exigem preparo e muita técnica
Windsurf: Surfe e veleje ao mesmo tempo com o esporte
Conheça o kitesurf, uma opção esportiva para o verão

Como praticar skysurf

Como modalidade esportiva, o skysurf foi reconhecido pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI) em 1996.

Para se tornar um skysurfer, alguns requisitos básicos devem ser atendidos. Em primeiro lugar, é preciso que o atleta tenha experiência com paraquedismo. Esse esporte exige muita disciplina e autonomia, sendo autorizado somente para pessoas que já fizeram mais de 200 saltos tradicionais de paraquedas.

Além disso, valem os mesmos alertas para qualquer esporte de aventura: a pessoa deve estar em boas condições físicas e verificar rigorosamente os equipamentos de segurança para que não haja surpresas desagradáveis no momento do salto.

Você encararia esse desafio? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
paraquedismo
queda livre
esporte de aventura
skysurfer

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ