Esporte

09/06/2015 12:23 - Atualizado em 18/11/2016 11:14

Ser um tenista requer técnica e força de vontade

A brasileira Esterzinha, pioneira no esporte, conquistou 589 títulos durante a carreira.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Gustavo Kuerten, Roger Federer e Rafael Nadal são conhecidos pelo público como grandes nomes do tênis mundial. O esporte, que conta com torneios televisionados para o mundo inteiro, é acompanhado por quem admira a força de vontade e a dedicação dos atletas. Confira mais sobre os brasileiros que se destacaram no esporte e veja dicas para ser um tenista profissional.

Homenagens no dia do tenista

O Dia do Tenista é comemorado todo 9 de junho. Considerados os três maiores nomes do esporte no Brasil, Guga, Esterzinha e Fernando Meligeni merecem destaque nessa data. Conheça um pouco mais de suas carreiras.

Maria Esther Bueno

Chamada pelos íntimos de Esterzinha, Maria Esther Bueno é o maior nome feminino do esporte no Brasil. Vencedora de 589 títulos - entre eles, 19 Grand Slam, quando o atleta conquista os quatro campeonatos mundiais no mesmo ano -, Maria Esther foi nomeada a número 1 do mundo em 1959, 1960, 1964 e 1966.

Ela, que começou a jogar tênis aos três anos de idade, por influência dos pais e irmãos, foi incluída no International Tennis Hall of Fame em 1978. Esterzinha foi a primeira brasileira a receber esta homenagem.

Guga

Gustavo Kuerten começou a jogar tênis aos 6 anos. Aos 14, conheceu Larri Passos, o técnico com quem enfrentou todas as grandes disputas. Logo no início de sua jornada como atleta, Guga conquistou os títulos de campeão da Copa Davis, de duplas de Roland Garros e de vice-campeão do Orange Bowl.

Desde o início de sua carreira profissional, em 1996, ele chamou atenção por sua habilidade e simpatia. Em 1997, venceu o Grand Slam. Entre 2000 e 2001, manteve-se como o número 1 do mundo, recebendo o título de tricampeão em Roland Garros. Em 2008, por conta de lesões, anunciou o fim de sua carreira.

Ele é considerado o maior tenista do Brasil, sendo até hoje lembrado como um dos grandes destaques do esporte no mundo.

Fernando Meligeni

Com o apelido de “fininho”, Fernando Meligeni - nascido em Buenos Aires, na Argentina, mas naturalizado brasileiro - conquistou em sua carreira o número 25 no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), em 1999.

Segundo maior nome do esporte no Brasil, conquistou o Pan-Americano em 2003, foi semifinalista de Roland Garros em 1999 e quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Atlanta. Marcou presença entre os cem melhores do mundo durante dez anos consecutivos e levou para cada dez títulos da ATP.

tenista

Dicas para ser um tenista de mão cheia

Tenha um bom treinador

Escolha um profissional que conheça o esporte e seja de confiança. Ele será o responsável pelo seu desenvolvimento.

Mantenha o foco

Se você decidir seguir a carreira profissional, fique ligado nas mudanças de vida: você poderá passar dias sem ver a família, em função das viagens para torneios, e deverá treinar muitas horas por dia.

Tenha resistência física

A prática de outros exercícios, para o fortalecimento dos músculos e a preservação das articulações, é essencial. Converse com o seu treinador para não exagerar na carga.

Faça exames sempre

Médicos e fisioterapeutas devem analisar as suas condições com frequência. A partir desses exames, a sua saúde estará sempre em dia.

Tenha calma

As derrotas podem acontecer e você deve estar consciente disso. Além disso, é preciso muito tempo e esforço para chegar ao nível profissional. O apoio psicológico é imprescindível nas vitórias e nas derrotas.

Treine bastante

Os treinos garantem o aumento da resistência física e a melhora das jogadas. Para se tornar um bom tenista, você deve ser dedicado.

Gostou das dicas para ser um tenista tão bom quanto Guga ou Maria Esther Bueno? Deixe um comentário! E aproveite para acompanhar as dicas de bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
esporte de quadra
atleta profissional
tênis
Guga

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ