Esporte

21/09/2015 08:25 - Atualizado em 21/11/2016 04:57

Sepaktakraw mistura futebol, vôlei e artes marciais

Esporte tailandês pouco conhecido vem conquistando adeptos no Brasil.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O Brasil é um país conhecido por sua diversidade e pela capacidade criativa de seu povo. É assim em muitas áreas, inclusive no esporte. Pois foi um brasileiro que trouxe ao país a união de três modalidades esportivas bem distintas. É o sepaktakraw, que une futebol, vôlei e artes marciais numa atividade intensa e divertida.

De acordo com a Associação Brasileira de Takraw (ABT), o sepaktakraw foi trazido pelo arquiteto Hilário Nóbrega da Cunha, pernambucano considerado o padrinho desse esporte por aqui. Ele teria conhecido o esporte em Bali, na Indonésia, em 1989. O esporte teria surgido na Tailândia há cerca de 500 anos.

bola de sepaktakraw na rede

Olinda é a capital brasileira de sepaktraw

Por causa do empenho de Cunha, sua cidade natal, Olinda, tornou-se a capital brasileira do sepaktakraw. É é justamente em Pernambuco que a seleção brasileira treina.

O time já coleciona títulos como campeão da divisão de acesso do Mundial de 2000, na Malásia, e da divisão especial da Copa do Rei da Tailândia, nos anos de 2000, 2003 e 2007. Também já houve conquistas na França, na Guiana Francesa e na Colômbia.

Agora que você já conhece um pouquinho de História, que tal saber mais sobre o esporte e, quem sabe, deixar-se levar por essa novidade? Apesar do nome complicado, aderir ao jogo e ficar em forma pode ser até bem fácil.

Tradicionalmente, o sepaktakraw era praticado em um círculo em que um jogador passava a bola a outro atleta sem deixá-la cair. Um grupo de entusiastas desse esporte sugeriu o uso da rede e estabeleceu novas regras, com o objetivo de tornar a modalidade ainda mais atrativa.

A quadra tem 13,4 metros de comprimento por 6,1 metros de largura. A rede fica a 1,52 metro do chão para os homens e 1,42 metro para as mulheres.

Saiba Mais
Tchoukball pode ser jogado com equipes mistas
Conheça o carnaval de Olinda, com o maior bloco de rua do mundo
Vôlei: Esporte é um dos mais praticados no Brasil

O objetivo principal do jogo é passar a bola por cima da rede usando qualquer uma das partes do corpo, menos as mãos e os braços. Do mesmo modo que acontece no vôlei, se a bola cai na quadra do adversário, a equipe pontua.

Cada time é formado por três jogadores e, de acordo com as regras do jogo, são permitidos somente três toques antes que a bola passe sobre a rede para o lado do adversário. Só que os três toques podem ser executados pelo mesmo jogador. O bloqueio é permitido, desde que a bola não seja tocada por mãos e braços e que o atleta não encoste na rede.

Brasileiros se adaptam ao sepaktakraw

Por causa das características do sepaktakraw, no Brasil, vários jogadores são oriundos de outros esportes, como futevôlei, futebol e capoeira. A facilidade em dominar a bola e fazer acrobacias foi o que levou os brasileiros aos títulos já mencionados.

Isso comprova a grande capacidade de adaptação dos jogadores daqui. Os especialistas nessa modalidade, também conhecida como takraw, ainda comemoram a forte aceitação de crianças e jovens.

Quem sabe você pode ser o próximo reforço da seleção brasileira? Conte-nos o que você achou desse esporte! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
Pernambuco
tailândia
takraw
esporte de quadra

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ