Esporte

24/07/2014 08:30 - Atualizado em 05/12/2016 12:01

Sem videogame: aprenda como brincar em casa com as crianças

Como brincar em casa com os filhos? Tudo depende de sua criatividade e disposição.

POR

Redação

  • +A
  • -A

É difícil pensar nas crianças brincando em casa sem videogame, computador ou dispositivos eletrônicos. Mas existem várias opções que podem divertir os pequenos sem que eles fiquem horas na frente de uma tela. Quer saber como brincar em casa com as crianças? Preparamos algumas dicas para você.

Como brincar em casa com as crianças

Mesmo com a tecnologia presente na vida das crianças desde os primeiros anos de idade e com tantas opções de jogos de videogame hoje em dia, é importante para o desenvolvimento dos jovens que eles tenham outras experiências que estimulem os seus sentidos e habilidades. Sem falar no contato com outras pessoas, sejam crianças ou adultos.

Foto: Shutterstock

Existem muitas brincadeiras que possibilitam maior interação entre pais e filhos. Lembra delas? A maioria não é novidade:

Jogos de tabuleiro

​Entre as dicas para brincar em casa, estão os jogos de tabuleiro. Você pode optar pelos mais clássicos como ludodama ou xadrez. Eles são simples, mas exigem muita atividade cerebral e trabalham com a lógica das crianças.

Foto: Domínio público

Já entre as opções mais complexas está o War. Esse é um jogo de guerra e ganha quem alcançar os objetivos primeiro, que podem ser desde eliminar um dos participantes até dominar um continente. Ele estimula a inteligência e o pensamento estratégico dos participantes, e é uma ótima escolha para jogar com toda a família.

Divulgação, Grow

Outro jogo bastante conhecido é o Banco Imobiliário, uma opção para crianças mais velhas. Ele ensinar a lidar com o dinheiro e com as finanças de empreendimentos, se tornando uma boa opção para crianças e adultos jogarem juntos.

Reprodução, Estrela

E para quem gosta de desafios, Imagem e Ação é o jogo ideal. São seis categorias e mais de duas mil palavras para você e sua família se divertir. Cada jogador tem que desenhar a expressão sorteada para sua equipe adivinhar. É soltar a imaginação e dar muitas risadas.

Divulgação, Grow

Cartas são opção para brincar em casa

Os jogos de cartas estimulam o raciocínio e a rapidez das crianças, se tornando uma opção para todas as idades. Além disso, é uma alternativa simples e bem prática, pois quase todas as famílias têm um baralho em casa.

Foto: Domínio Público

Com os mais novos, você pode jogar Memória, que desenvolve a atenção e o pensamento lógico das crianças. Além de ter diversos modelos de cartas específicas para o jogo da memória, com imagens ou desenhos, você também pode brincar com as cartas normais, com apenas dois naipes de cada número e figuras (Dama, Valete e Rei). 

Outra opção divertida para brincar em casa, que desenvolve a atenção e a coordenação motora, é o Dorminhoco. Ele deve ser jogado com, no mínimo, três participantes. Cada jogador recebe quatro cartas, e quem conseguir formar uma sequência numérica de mesmo naipe primeiro baixa as cartas sobre a mesa. Todos devem fazer o mesmo, e o último a baixar será o Dorminhoco.

Existem diversas opções de brincadeiras que podem ser feitas com o baralho. Até truques de mágica, por exemplo. Por isso, não se limite: as cartas possibilitam muitas formas de brincar em casa de forma divertida.

Lembre-se

Podem ser brincadeiras mais antigas ou até mesmo inventadas, mas o que vale é usar a imaginação e se divertir. Os jogos de tabuleiro e de cartas são apenas duas das inúmeras opções de atividades para brincar em casa com as crianças sem precisar ligar a televisão.

Quais tipos de brincadeiras você tem o hábito de fazer? E qual delas os seus filhos mais gostam?

TAGS
crianças
jogos e brincadeiras

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ