Esporte

14/12/2014 05:12 - Atualizado em 30/11/2016 05:51

Saudade do frio? Saiba que esquiar no verão é possível

Parques temáticos permitem que os menos afeitos ao calor possam esquiar inclusive no verão.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando alguém fala em esquiar, um dos pensamentos imediatos está relacionado às montanhas geladas da Europa e da América do Norte. Mas saiba que é possível praticar o esporte no Brasil, inclusive no verão: os parques temáticos permitem que os menos afeitos ao calor se divirtam em um clima típico dos países nórdicos.

Locais para esquiar no Brasil

No Brasil, há dois locais específicos para a prática do esporte. Por esse motivo, a maioria das pessoas que pretende esquiar acaba planejando uma viagem turística, a fim de conhecer mais a respeito das cidades que abrigam as atrações.

esquiar

Snowland

Após um investimento na ordem de R$ 60 milhões, o parque temático Snowland conseguiu criar um vilarejo no estilo alpino, remetendo ao clima de inverno europeu com neve artificial. Tudo isso em uma imensa câmera fria.

Localizado no município de Gramado, na serra gaúcha, o parque produz a neve por meio da vaporização de água em temperaturas baixas. No frio, as gotas se cristalizam e transformam-se em neve. A temperatura é monitorada por um sistema eletrônico, que a impede de superar a marca dos quatro graus negativos.

Além de esquiar, é possível praticar o snowboard ou, para aqueles menos afeitos à adrenalina, caminhadas na neve, escaladas e dança na pista de gelo.

Ski Mountain Park

Localizado em uma montanha na cidade de São Roque, a cerca de 54 quilômetros da capital paulista, o Ski Mountain Park é um parque temático com várias atrações. A mata atlântica nativa oferece um belo visual panorâmico, transformando o local num recanto ecológico.

As duas pistas de esqui - uma de 100 e outra de 400 metros - são compostas por placas de plástico polietileno, assumindo a forma de um carpete emborrachado. Neve artificial é despejada sobre o terreno em épocas específicas do ano.

Projetado em 1970, o parque teve algumas dificuldades de estruturação, fechando as portas de 1979 a 1998. Além da estação de esqui, há outras atrações, como paintball, arco e flecha, passeio a cavalo, mini golf, trilhas e arvorismo.

Esquiar exige atenção à segurança

Com os recentes acidentes em estações de esqui, muitas pessoas ficam com um pé atrás antes de se aventurar no esporte. No entanto, adotando precauções específicas, com o uso de equipamentos de proteção e prudência, é possível garantir a diversão de forma segura.

Tenha especial cuidado com a qualidade dos equipamentos: capacete, óculos, macacão, gorro, luvas, meias e botas são alguns dos utensílios necessários para a prática segura do esqui. É importante montar a estrutura de modo adequado, com fixação rígida das botas, por exemplo, a fim de prevenir acidentes.

Em geral, os instrutores são capacitados para fornecer todo o tipo de informação necessária para que você não se machuque ao esquiar. Uma das principais recomendações diz respeito à prudência e ao respeito com os limites da pista. Para evitar acidentes, é fundamental conhecer e identificar a sinalização na montanha.

O esporte é veloz e envolve riscos, razão pela qual os aficcionados por adrenalina o procuram, mas não vale a pena colocar a vida em perigo, não é mesmo? Então, se ficou com vontade de experimentar a sensação de esquiar, adote a cautela.

Gostou das dicas de atividade física? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
esporte
adrenalina
atividade física
exercícios

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ