Esporte

08/12/2015 08:35 - Atualizado em 07/12/2016 11:45

Sambo: Conheça os benefícios dessa arte marcial

Além de fortalecer o corpo, a técnica também promove a disciplina, o autocontrole e o respeito.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com origem russa, o sambo é uma arte marcial bem recente e que mistura técnicas de várias outras lutas, como jiu-jitsu, judô, aikido, kung fu, boxe inglês, muay thai e capoeira. Com isso, torna-se um exercício completo, trazendo benefícios tanto para a saúde física quanto mental dos praticantes.

O esporte ainda é pouco conhecido no Brasil, mas já possui alguns atletas que participam inclusive de competições mundiais. Entre os principais efeitos positivos está a melhora do condicionamento físico, da flexibilidade, da postura e até mesmo da capacidade de raciocínio. Confira!

homem pronto para lutar sambo

Como o sambo é praticado

O sambo surgiu na União Soviética no início do século 20, sendo reconhecido como esporte desde 1938. A arte marcial foi criada com o objetivo de desenvolver um sistema único de combate para toda a URSS. O governo russo iniciou uma pesquisa intensa entre várias artes marciais, utilizando referências de diversas modalidades.

Existem quatro versões diferentes da técnica. O sambo esportivo é basicamente uma junção da luta livre com o judô, tendo uma competição semelhante à luta japonesa, com algumas diferenças em relação às regras, ao protocolo e ao uniforme.

A outra modalidade é a autodefensiva, similar ao jiu-jitsu e ao aikido, utilizada contra agressão armada ou desarmada.

Já o sambo de combate é utilizado e desenvolvido pelos militares, sendo considerado a raiz dessa arte marcial. Possui formas de combate completas, incluindo chutes e socos.

A última versão é a especial, desenvolvida para as Forças Especiais do Exército e as Forças de Reação Rápida. Esse estilo varia de acordo com as tarefas e os objetivos, podendo ser considerado um complemento ao de combate.

Assim como outras artes marciais, a técnica russa também utiliza um sistema de faixas, proposto pela Federação Internacional Amadora de Sambo (FIAS). Porém, há algumas diferenças em relação a outras modalidades, seguindo-se uma ordem inversa de cores. A faixa branca é o grau mais alto e a faixa preta é o grau mais baixo.

Saiba Mais
Judô para crianças estimula intelecto e habilidade motora
Capoeira: Caia na roda e fique em forma
Golpes de jiu-jitsu ajudam a definir o corpo: Pratique

Benefícios e indicações da luta

Assim como outras artes marciais, o sambo promove a definição e o fortalecimento de vários grupos musculares do corpo. Os movimentos intensos realizados durante os treinamentos exigem muito das pernas, dos braços e do abdômen, trabalhando também os músculos do core, que proporcionam maior estabilidade da coluna e melhoram o equilíbrio do corpo.

A prática também ajuda na perda e no controle de peso, pois em apenas uma hora de aula é possível gastar até 700 calorias. Além disso, os diversos exercícios combinados e realizados de forma intensa melhoram a capacidade cardiorrespiratória, a flexibilidade e a coordenação motora.

O esporte ajuda ainda a aliviar o estresse e a ansiedade, eliminando a tensão do dia a dia e a energia represada, colaborando para o relaxamento e a melhora do bem-estar. A concentração exigida durante os treinos também contribui para a capacidade de foco e de raciocínio rápido.

Outra vantagem é que o sambo pode ser praticado por qualquer pessoa. Em geral, as artes marciais trazem benefícios importantes para as crianças, como maior autocontrole e disciplina, além de diminuir a agressividade. Já para os idosos, segundo um estudo da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos, as técnicas proporcionam melhor qualidade de sono e bem-estar.

Deu vontade de praticar? Conte para nós! E continue ligado no Vivo Mais Saudável para conferir outras dicas de esporte.

TAGS
União Soviética
artes marciais
militares
tonificação muscular

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ