Esporte

01/06/2015 04:23 - Atualizado em 09/12/2016 04:53

Rafting desafia limites físicos e mentais

O esporte de aventura é indicado para todas as idades, proporcionando diversão na medida certa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para quem gosta de atividades de aventura e adrenalina, o rafting é uma ótima opção. A prática é indicada para todas as idades e traz benefícios físicos e mentais, pois trabalha vários grupos musculares e proporciona bem-estar. O contato com a natureza e a integração com as outras pessoas da equipe também são pontos positivos.

Existem diversas empresas especializadas na descida de rios e correntezas com botes, que indicam todos os cuidados necessários para uma experiência segura e muito divertida. Convide os amigos e não deixe de aproveitar um atividade cheia de emoções!

rafting

Rafting como exercício e lazer

O rafting é a prática de descida de rios com corredeiras em botes infláveis. Os integrantes da embarcação utilizam equipamentos de segurança e remam sob o comando de um instrutor, responsável pela orientação do grupo durante o percurso.

A atividade segue conceitos de relacionamento entre as pessoas, como solidariedade, união, liderança, trabalho em equipe e percepção sensorial.

É praticado como esporte e possui até mesmo campeonatos mundiais, mas foi como lazer que mais conquistou espaço entre as pessoas do mundo todo, possibilitando diversas emoções. Os locais onde é realizado o rafting geralmente ficam nos arredores de grandes centros urbanos, o que promove o contato com a natureza e o conhecimento de outras regiões.

A atividade é uma opção divertida e dinâmica de manter a forma, pois trabalha todos os músculos do corpo, principalmente os braços, os ombros e o peito, por conta do esforço durante as remadas. O rafting trabalha também a flexibilidade, a coordenação motora, a agilidade e o condicionamento físico.

Por ser um esporte de equipe, promove a socialização, estimula o pensamento coletivo e ajuda a desenvolver habilidades de liderança. É indicado ainda para aliviar o estresse do dia a dia, tornando-se uma boa atividade para fazer no final de semana, reunindo os amigos e a família.

Como desafia os limites e promove adrenalina, o rafting acaba proporcionando relaxamento e bem-estar depois da atividade.

Cuidados para praticar

O rafting é um dos esportes de aventura mais acessíveis. Mesmo quem nunca teve contato com a atividade pode participar. O primeiro passo é contatar uma agência de turismo certificada, que deve ter condutores qualificados e que sigam todas as normas adequadas. Os equipamentos de segurança, como colete salva-vidas e capacete, devem ser utilizados sempre.

Antes de começar a descida, os condutores da atividade passam instruções detalhadas a todos os participantes para que saibam como deve ser a conduta durante o percurso. Essas instruções são lembradas em momentos estratégicos da descida, e seu cumprimento é fundamental para que as manobras sejam realizadas com segurança.

Existem vários níveis de descida, que variam em fatores como a força da correnteza, presença de pedras e dificuldade de condução do bote. Por isso, qualquer pessoa pode participar, respeitando suas limitações e adaptando o percurso com níveis mais fáceis. Os instrutores também ajudam nisso, garantindo a segurança de todos.

Você já praticou rafting? Compartilhe sua experiência conosco! E aproveite para conferir mais dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
esporte de aventura
trabalho em equipe
lazer
natureza

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ