Esporte

13/03/2016 10:00 - Atualizado em 07/12/2016 08:56

Quer pegar onda? Escolha a prancha de surfe certa

Comprimento, largura e profundidade afetam o desempenho do surfista.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ele é um dos esportes aquáticos mais divertidos. Acontece que, antes de cair na água, é preciso escolher a prancha de surfe correta. Há vários tipos e formas para atender a tipos específicos de onda ou à capacidade do surfista.

Além disso, existem outros equipamentos e cuidados necessários para a prática dessa modalidade. Confira a seguir.

vários tipos de prancha de surfe fincados na areia

Os tipos mais comuns de prancha de surfe

Quem está entrando no mundo do esporte precisa escolher a prancha de surfe correta. Elas costumam parecer todas iguais, mas na verdade há vários tipos, com finalidades diferentes. Vale saber que elas são medidas em pés e polegadas. Conheça algumas:

Shortboard

Variam em comprimento de 5' a 7'. Elas têm o nariz arrebitado, capaz de evitar que enterre a ponta debaixo da água. São chamadas de shortboards porque são mais curtas e estreitas, se comparadas às demais. Indica-se para qualquer pessoa com um pouco de experiência.

Longboard

Geralmente têm mais de 8’ ou 9’ de comprimento, com nariz arredondado. São bastante estáveis na água, fáceis de remar e excelentes para captura de ondas, ou seja, ideais para o aprendizado. Os “longboarders” são conhecidos por seu estilo suave, surfando de forma fluida.

Funboard

Variam tipicamente de 6’ a 8’ de comprimento. A funboard é a prancha de surfe perfeita para quem deseja fazer a transição para pranchas menores. Ela mantém o poder de remar adicional e a estabilidade. Disponibilizada em várias formas, é uma boa opção para iniciantes, surfistas mais pesados e qualquer pessoa que deseje pegar mais ondas com menos esforço.

Fish

Possuem entre 5'2" e 6'4" de comprimento e entre 18" e 22" de largura. São projetadas para melhorar a capacidade de captura da onda, mantendo a velocidade e o desempenho. Essa variante é considerada ideal para ondas médias.

prancha de surfe infográfico

O que você precisa saber antes de surfar

O surfe é um esporte cheio de desafios e pode ser realmente fascinante. É capaz ainda de trazer vários benefícios, como fortalecimento de abdômen e pernas. Não é à toa que a modalidade é conhecida como “terapia do oceano” – você pode desenvolver o corpo por meio do movimento constante das ondas.

De acordo com um estudo da Universidade Estadual da Califórnia, nos Estados Unidos, o esporte também é capaz de melhorar o humor de uma pessoa, prevenindo ainda a depressão e o estresse. Porém, para praticá-lo, são necessários alguns cuidados. Confira alguns deles:

1. Escolha um instrutor qualificado. Parece muito simples, mas esse esporte pode ser difícil até de aprender. Um profissional competente será capaz de ensinar a técnica correta, bem como repassar-lhe todas as dicas de segurança.

2. Vista-se para o sucesso. A temperatura da água é o principal fator a considerar, ao se montar um guarda-roupa de surfe. As peças são feitas de materiais que podem impedir que o seu corpo sofra com o frio ou calor excessivo.

3. Saiba o seu lugar. Você pode imaginar que vai começar e encarar grandes ondas, mas não é bem assim. O aprendizado é lento e, para iniciantes, é melhor encontrar áreas seguras e com pequenas marolas. Por razões de segurança, nunca vá para a água sozinho. Mesmo se você se tornar um mestre das ondas, certifique-se sempre de que há pelo menos alguém por perto.

Viu como escolher a prancha de surfe é importante? Qual modelo você acha que seria o mais adequado para você? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
tipos de prancha
surfar
iniciantes
mar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ