Esporte

10/07/2014 07:00 - Atualizado em 05/12/2016 08:42

Que tal fazer ginástica no parque? Conheça 4 exercicios aeróbicos ao ar livre

Exercícios aeróbicos não precisam ficar restritos à academia.

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Redação

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Exercícios aeróbicos não dependem de academia. Que tal praticar atividades físicas ao ar livre e se beneficiar do contato com a natureza?

Exercícios aeróbicos longe da academia

Foto: Shutterstock

Antes do início do exercício, é bom realizar o alongamento adequado. Foto: Shutterstock

Quando falamos em boa forma e corpo saudável, é muito comum pensarmos logo em musculação na academia. É um ambiente onde se praticam, principalmente, treinos de hipertrofia, embora haja esteiras e bicicletas ergométricas.

Às vezes, não nos damos conta de que há alternativas. Sabe aquele parque da sua cidade que você acha lindo, mas aonde não possui tempo de ir? Que tal juntar o desejo de passear ao ar livre com a obrigação de praticar atividades físicas? Os exercícios aeróbicos são perfeitos para serem praticados num parque a céu aberto. Além de ser tão eficiente quanto a prática na academia, a mudança de cenário vai lhe dar uma motivação muito maior.

Por que adotar os exercícios aeróbicos

Exercício aeróbico é aquele que utiliza oxigênio na geração de energia para os músculos, resultado de uma atividade física rítmica. Ele fortalece os músculos envolvidos na respiração e tonifica também a musculatura envolvida no movimento realizado.

Se você é daqueles que gosta apenas de malhar em aparelhos de musculação, para obter a hipertrofia mais facilmente, fique sabendo que os exercícios aeróbicos reduzem os riscos de inúmeros tipos de doenças, como diabetes, câncer, doenças do coração e obesidade, por exemplo. 

São fundamentais para perder peso, se combinados a uma dieta saudável, e para o sistema cardiorrespiratório. Além de tudo, melhoram o seu humor, pois a liberação de endorfina, que acontece quando você pratica exercícios aeróbicos, está associada à sensação de bem estar.

4 exercícios aeróbicos ao ar livre

Veja dicas de exercícios aeróbicos que você pode praticar no parque mais próximo:

Caminhada

É o básico, o mais simples, mais praticado e mais recomendado dos exercícios aeróbicos. Pode ser praticada por qualquer pessoa, sendo uma introdução recomendada ao mundo das atividades físicas para os sedentários e obesos, pois não tem grandes exigências de mobilidade e seu impacto é relativamente pequeno. Caminhar em um parque é mais vantajoso do que em uma esteira, porque na segunda o motor do aparelho que “empurra” o chão para trás, enquanto na primeira opção é você que faz isso, trabalhando, assim, um número maior de músculos.

Corrida

Quem não se satisfaz com uma caminhada pode tentar a corrida. É quase como um estágio seguinte em relação à primeira dica. Pessoas com pouca prática podem sentir dificuldades de fôlego no começo, então a dica é intercalar a caminhada com corridas leves – quando não aguentar mais a corrida, volte a caminhar, nunca force o exercício para além da sua capacidade. Na corrida, a queima de calorias aumenta na proporção em que o ritmo é maior. Quem se habituou às corridas garante que é praticamente um vício. A dica é levantar a perna até próximo à região do abdômen, ajudando a fortalecer os seus músculos. Convém uma avaliação física e cardiológica antes de começar a correr com intensidade.

Ciclismo

Caso o parque da sua cidade ou bairro permita a prática de ciclismo, ou você tenha uma ciclovia por perto, não pense duas vezes. É um ótimo exercício aeróbico e ainda tonifica músculos das coxas, glúteos e panturrilhas. Ainda pode ser um meio de transporte, unindo o útil ao agradável, caso seja possível chegar ao trabalho ou estudos de bicicleta. Se você mora em uma área com muitos declives, ao invés de desanimar, experimente se esforçar e andar de bicicleta assim mesmo – subir morros aumenta a exigência muscular, transformando a pedalada em um exercício com resultados ainda melhores.

Corda

Pular corda era uma brincadeira muito divertida na infância, mas é também outro ótimo exercício aeróbico que pode ser praticado ao ar livre. Ele proporciona uma queima de calorias duas vezes mais rápida do que a corrida, pois tem um ritmo mais intenso e a necessidade de coordenação precisa de movimentos dos braços e das pernas. Com apenas 30 minutos diários você já perceberá uma incrível melhora.

Você pratica alguma dessas atividades ao ar livre? Qual delas você mais gosta?

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