Esporte

08/06/2015 08:25 - Atualizado em 28/11/2016 10:01

Punhobol: Conheça o futebol jogado com as mãos

Jogado com os punhos, o punhobol fortalece os membros superiores e melhora os reflexos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O Brasil é conhecido como país do futebol, mas uma versão desse esporte também pode ser praticada com as mãos em vez dos pés. Desde a Idade Média, alemães e italianos são adeptos do punhobol, uma modalidade que parece misturar vôlei e futebol, mas com regras bem específicas e clubes por todo o mundo.

Em 1893, o esporte já era praticado na Alemanha de forma bastante organizada, tendo um campeonato masculino realizado em 1913. No Brasil, por volta de 1910, a prática foi introduzida por imigrantes que se estabeleceram no Rio Grande do Sul, um dos estados que mais realizam jogos dessa modalidade esportiva.

Conheça mais sobre o punhobol e descubra seus benefícios para a saúde.

punhobol

Como o punhobol é praticado?

Em uma quadra dividida por uma linha de dois metros de altura, os jogadores se organizam para rebater a bola sobre a corda, impedindo ou dificultado a devolução pela equipe adversária. Cada time possui cinco jogadores, que usam uma bola com circunferência entre 65 e 68 centímetros, pesando entre 350 e 380 gramas.

As jogadas duram até que uma das equipes cometa um erro ou aconteça alguma interrupção. Se um time comete o erro, conta pontos para o adversário. Cada equipe pode dar apenas três toques na bola antes de passá-la para a quadra adversária. Os jogadores só podem tocar uma vez na bola.

Cada toque dado na bola permite que ela quique uma vez no chão. O adversário passa a bola para o outro campo, a bola quica e é dado um toque nela. Quica novamente e outro jogador faz o segundo toque na bola. Depois, o terceiro dá o último toque e repassa para a outra quadra.

Como o próprio nome diz, o punhobol é jogado com os punhos e possui regras bem específicas. A bola somente toca o punho ou o braço uma vez em cada jogador. Quando essa batida for realizada com o punho, a mão sempre permanece fechada. Já quando é realizada com o braço, a mão deve permanecer aberta.

Vence a equipe que ganhar três sets. Cada set dura 20 pontos, com diferença de dois pontos de vantagem entre as equipes. Se a diferença é menor que dois pontos, disputa-se até os 25 pontos.

É possível também estabelecer um tempo para cada partida, que pode ser dividido em dois sets de 15 ou dez minutos. Vence a equipe que tiver mais pontos dentro desse período.

No Brasil, Porto Alegre abriga o maior time nacional de punhobol, Sogipa, que já foi campeão mundial em 1999 e 2003. Ao redor do mundo, os países que se destacam são Alemanha, Áustria e Suíça.

Por que jogar punhobol?

Músculos do peito e do braços fortalecidos, coordenação motora aprimorada e melhora nos reflexos são alguns dos benefícios de se jogar punhobol. Além disso, a agilidade necessária para as jogadas proporciona uma grande queima energética de até 500 calorias por hora.

No entanto, antes de começar o jogo, é necessário realizar alongamentos, principalmente nos braços, para evitar lesões. Como não há um equipamento de segurança específico para a prática, os jogadores devem estar sempre alertas e preparar bem o corpo para jogar. Não existe uma idade mínima ou máxima para praticar, apenas disposição e bom preparo físico.

E você, já pensou em trocar a pelada de fim de semana pelo punhobol? Deixe seu comentário! E não esqueça que sempre tem novidade de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
quadra
competição
futebol
vôlei

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ