Esporte

05/08/2014 09:00 - Atualizado em 08/12/2016 11:30

Pular corda pode queimar mais calorias do que correr

Veja como esse exercício divertido pode ajudar a atingir o peso ideal de uma maneira prazerosa.

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Redação

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Pular corda é um dos exercícios aeróbicos mais completos e eficientes para queimar as gordurinhas localizadas. Como a intensidade é variável, o treino com corda pode ser feito por quase qualquer um. E os benefícios não ficam só na queima de calorias e de gorduras corporais: a atividade também proporciona a melhora da resistência e o fortalecimento e definição dos músculos das pernas e glúteos.

Por que pular corda

Você precisa lembrar que, por mais simples que pareça, deve-se ter alguns cuidados para fazer o treino da maneira certa. Como esse é um exercício que pode ser intenso e ter grande impacto dependendo da movimentação, ele pode provocar lesões se realizado de forma incorreta. Por isso, é fundamental seguir algumas dicas para evitar que isso aconteça.

Pular corda
Pular corda é um exercício prazeroso que pode ser praticado ao ar livre. Foto: Shutterstock

Do jeito certo, pular corda pode levar o corpo a gastar mais calorias do que outros exercícios, como caminhar, correr ou andar de bicicleta. Isso acontece porque ele exige mais esforço de várias partes do corpo para manter os movimentos e o ritmo com que eles são feitos. Para se ter uma ideia, com 30 minutos de treino pulando corda, é possível eliminar até 400 calorias. O resultado disso é a perda de gordura e consequentemente de peso.

Antes de pular corda

É essencial que o exercício seja praticado com as orientações corretas. Qual é a corda mais indicada, como você deve pular e quais são os melhores movimentos para alcançar suas metas são algumas das principais dúvidas.

A corda certa

Uma boa dica para a sua primeira corda é adquirir uma de PVC, que é leve e pode atingir boa velocidade sem atrapalhar o praticante. Escolha uma que tenha rolamentos para que você possa aprimorar sua agilidade.

Pular corda
Corda de PVC descomplica a vida do iniciante. Foto: Shutterstock

Tamanho da corda

Muitas das cordas vendidas hoje no mercado têm seu tamanho ajustável. Quanto mais alto você for, maior terá que ser a corda. Essa equação também depende da habilidade do praticante: quanto menor a corda, maior a velocidade empreendida.

Vídeo: Veja como definir o tamanho da sua corda

Espaço

Quando você for pular corda, procure um lugar com bastante espaço e com o piso plano, de madeira ou emborrachado, que provoque o mínimo possível de atrito. O mais indicado é realizar essa atividade ao ar livre ou na academia.

Como praticar corretamente

As dicas para o momento de praticar o exercício também são bem simples:

- Beba água para hidratar o corpo e repor o líquido perdido durante o exercício. E lembre-se também alongar principalmente as pernas antes e depois do treino, para evitar lesões e dores musculares posteriores.

- Comece pulando com os dois pés juntos, aterrisse com a ponta dos pés e com os joelhos levemente flexionados. Vá alterando a frequência do ritmo durante o treino, para ter resultados melhores. Faça pausas para descansar entre uma sequência e outra.

Se você não estiver bem condicionado, vá com calma no início. Cinco minutos já podem lhe tirar o fôlego. Aumente esse tempo aos poucos.

- Coloque fones de ouvido e ouça suas canções preferidas ao pular corda. Você vai perceber a diferença na hora.

- Experimente estabelecer metas de pulos seguidos, tempo e pulos ao total para definir com qual você se motiva mais e então atingir os resultados desejados.

- Pular corda não é indicado para pessoas que estão acima do peso, que têm problemas nas articulações, como joelhos ou tornozelos, e para quem sofre de hipertensão ou doença cardiovascular.

Vídeo: Veja o resultado de muita prática

Como em toda atividade física, é importante combinar sempre com uma alimentação balanceada. Assim você garante que os resultados sejam ainda mais efetivos e que você chegue aos seus objetivos de forma correta e saudável.

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