Esporte

10/02/2016 06:00 - Atualizado em 29/11/2016 02:22

Praticar esportes no verão requer cuidados

Exagerar na atividade física pode causar desidratação e comprometer os resultados do treino.

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Redação

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Os dias de verão incentivam muita gente a sair de casa e apostar em esportes, seja na praia, no parque ou mesmo no quintal. Apesar de esse ser um hábito saudável, porém, as altas temperaturas da estação demandam cuidados redobrados para manter a saúde durante a prática.

Para curtir a temporada de calor com muita disposição, você deve se lembrar de alguns detalhes. Da hidratação à escolha da roupa, esses cuidados fazem a diferença no seu treino. Confira!

mulher corre no verão e fica exausta

5 cuidados ao praticar esportes no verão

1. Hidrate-se

Para manter o bom funcionamento do organismo e garantir mais saúde no seu dia a dia, consuma muitos líquidos. A recomendação é beber pelo menos dois litros de água diariamente. Durante a atividade física, você não pode se descuidar! Sucos naturais e isotônicos são outras opções, mas esses últimos devem ser consumidos com cautela.

2. Cuide dos horários

Evite praticar esportes ao ar livre nos horários em que os raios solares estão mais fortes e o calor é mais intenso. O ideal é que você fique em casa entre as 10h e as 16h. Nas faixas permitidas, você aproveita o melhor do sol, garantindo a síntese de vitamina D sem se expor a riscos excessivos de queimaduras.

3. Use protetor solar

Mesmo que você vá para o sol nos horários mais adequados, lembre-se de que o uso de protetor soltar deve ser diário, inclusive nos dias em que você não praticar esportes. Reaplique o produto ao longo do dia para garantir uma proteção efetiva à sua pele.

4. Alimente-se bem

Uma alimentação equilibrada é importante para repor as energias e garantir que seu corpo se mantenha saudável. Frutas, legumes e gorduras boas devem estar presentes no cardápio. Antes do exercício físico, aposte em carboidratos, que dão disposição. Após a atividade, invista nas proteínas para recuperar os músculos.

5. Vista roupas leves

Para enfrentar as altas temperaturas do verão, escolha roupas leves e confortáveis, preferencialmente de cores claras. Opte por tecidos que possibilitem a transpiração.

Respeite os limites do seu corpo

Muita gente aproveita o verão para se aventurar em diferentes atividades físicas. No entanto, é nessa época que aumentam as lesões, devido à sobrecarga e ao esgotamento.

Para não correr o risco dessas complicações, é importante que o atleta tenha consciência corporal para identificar seus limites. Se você não aguenta correr uma hora inteira, não force o organismo até sentir um mal-estar. A dica é ir aumentando o tempo e a intensidade a cada dia para que o corpo tenha tempo de se adaptar à nova rotina.

Lembre-se, também, de que atividades praticadas na areia exigem um esforço físico maior. Como a intensidade de movimentos é mais elevada, o atleta gasta mais energia e, portanto, deve levar o local em conta na hora de identificar seus limites.

Depois que o verão acabar, procure manter o hábito de praticar atividades físicas regularmente. Você desfrutará dos benefícios o ano inteiro.

Quais esportes são os seus preferidos para a temporada? Conte para nós! E aproveite para ficar de olho em outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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