Esporte

18/08/2014 02:08 - Atualizado em 06/12/2016 06:44

Prática regular de exercícios pode evitar o sobrepeso infantil

Pular corda é uma dica para seu filho evitar o sobrepeso infantil.

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Redação

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Para evitar o sobrepeso infantil, praticar atividades físicas diárias é quase uma obrigação para a garotada. E não é preciso matricular seu filho numa academia, embora essa deva ser considerada como uma opção, especialmente em espaços especializados no atendimento das crianças.

Como evitar o sobrepeso infantil

A dica para evitar o sobrepeso infantil é incentivar a prática de atividades físicas com as quais as crianças sentem mais prazer. Há vários exercícios que promovem o equilíbrio, a resistência, a força e o gasto de calorias sem perder a diversão de vista. E o melhor: essas atividades não necessariamente possuem algum custo financeiro e trazem muitos benefícios para a saúde.

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As brincadeiras são simples, porém eficientes contra o sobrepeso infantil. Com elas, as crianças podem fortalecer os seus músculos e manter a saúde plena se divertindo. Confira a seguir as principais atividades que você pode indicar para seu filho fazer sem sair da sua vizinhança.

10 ideias para se mexer e evitar o sobrepeso infantil

1. Natação: Caso não tenha uma piscina em casa, algum familiar, vizinho ou mesmo conhecido deve ter. Essa atividade é ótima para aprimorar a respiração e a musculatura e, assim, evitar o sobrepeso infantil.

2. Corrida: Se a simples corrida não servir de motivação, quem sabe transformar em um pega-pega pode animar as coisas. A corrida é ótima para evitar que o sobrepeso se manifeste, afinal, essa atividade queima grande quantidade de calorias.

evitar-o-sobrepeso-infantil3. Futebol: Aquela pelada entre os amigos faz tão bem. Calorias são queimadas, a musculatura é fortalecida e a resistência do corpo aprimorada. A atividade se mostra muito mais saudável se analisarmos que ela tem benefícios na socialização do jovem, na sua coordenação motora e na sua noção de espaço.

4. Bicicleta: Pedalar sem rumo pelo bairro é uma ótima forma de saber mais sobre o local onde você mora. De “brinde”, ainda estará exercitando as pernas e fortalecendo a musculatura.

5. Atletismo: Se o objetivo é evitar o sobrepeso infantil, esse é o esporte correto. Saltar e correr com tanta intensidade traz muitos benefícios. E pode-se criar um caminho com obstáculos na própria calçada da sua casa para entrar no espírito.

6. Artes marciais: Técnicas de artes marciais como o Kung-Fu, Judô, Jiu-Jitsu e Aikido são opções para que os jovens aprendam mais sobre a noção de espaço, autocontrole e outros benefícios que variam de modalidade para modalidade.

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7. Basquete: Outra técnica muito recomendada para quem pretende evitar o sobrepeso infantil. O uso das mãos e os saltos são alguns dos principais movimentos que geram o fortalecimento muscular dos braços e das pernas.

8. Pular corda: Ficar saltando sem ninguém por perto pode ser meio solitário. Para animar a atividade, pode-se chamar amigos para que balancem a corda. E, para deixar tudo mais intenso ainda, dá para revezar e ver quem aguenta mais tempo pulando. Pular corda é um dos exercícios cardiorrespiratórios mais completos e pode queimar mais calorias do que a corrida. O fortalecimento muscular e a resistência adquirida são alguns dos principais pontos desenvolvidos.

9. Disco voador: A brincadeira é bem simples, mas diverte muito. Use como disco voador algum objeto circular, que seja leve e possa ser arremessado. Uma opção é usar formas de isopor para pizzas de micro-ondas. A “nave” fará altas manobras no céu, e a criança estará fortalecendo a musculatura do braço nos arremessos e das pernas enquanto estiver correndo atrás do disco.

10. Esconde-Esconde: Um clássico da infância de todo mundo. Alguém conta até cinquenta, virado para a parede (carinhosamente apelidada de caixão), enquanto os outros se escondem pela rua. A confusão começa quando um encontra o outro e tem início uma corrida intensa para ver quem encosta no caixão primeiro. Essa corrida, repetida várias vezes ao longo da brincadeira, é ótima para queimar calorias.

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