Esporte

13/07/2014 02:00 - Atualizado em 01/12/2016 09:57

Prática do slackline melhora o equilíbrio e a postura

O slackline é capaz de agregar bem-estar físico e mental numa atividade diferente.

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Redação

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O nome slackline pode até lhe parecer estranho, mas é muito provável que você já tenha visto em algum lugar uma pessoa se equilibrando ou fazendo algum tipo de manobra em cima de um elástico.

Apesar de ainda não ser conhecido por um grande número de pessoas, a modalidade slackline tem atraído cada vez mais praticantes e pode gerar diversos benefícios para sua saúde nos aspectos físico e mental.

 

Conheça o slackline

slacklineFoto: Shutterstock

O termo slackline, sendo traduzido do idioma inglês, quer dizer “linha folgada”. Ao olhar pela primeira vez o esporte, pode até parecer inusitado e complexo. Ele lembra uma espécie de corda bamba de um espetáculo de circo.

O esporte é praticado sobre uma fita de náilon flexível, com cerca de 50 milímetros de largura, esticada a uma altura a partir de 30 centímetros do chão para iniciantes, podendo até ser executado sobre penhascos por praticantes com maior experiência.

O slackline por ser praticado em locais fechados ou ao ar livre, tendo como necessidade básica dois pontos fixos com distância entre 7 e 12 metros para que o elástico seja preso.


Benefícios físicos trazidos pelo slackline

Para atravessar a fita de um ponto até o outro, é preciso que se trabalhe mais músculos do que você possa imaginar. O slackline estimula músculos das pernas, braços, peitoral e abdome, deixando-os mais modelados.

Os exercícios feitos sobre a corda podem ser em movimento (como caminhar sobre ela) ou estáticos (como sentar ou simplesmente levantar um pé).

Não só a força física e o trabalho de diversos músculos são características do slackline. A atividade pode trazer benefícios que vão muito além do aspecto atlético. Para que consiga atingir o objetivo, é necessário, antes de qualquer outra coisa, que você não caia.

Por isso, equilíbrio e concentração são dois pontos chave do seu dia a dia que fazem parte das capacidades aprimoradas pela prática do esporte.

 
Slackline em contato com a natureza

Para que você possa ter ainda mais vantagens com a prática do slackline, procure fazê-la em um local aberto. Um parque arborizado, a beira do mar ou qualquer outro lugar que possibilite contato com a natureza são dicas para que você consiga focar ainda mais em seu objetivo.

Desfrutar de uma bela paisagem durante a atividade esportiva aumenta a possibilidade de esquecer os problemas cotidianos e se concentrar apenas no equilíbrio.

 

Dicas básicas para começar o slackline

A primeira dica é usar sempre uma roupa confortável para a prática do esporte. Feito isso, apoie a sola do pé inteira sobre a base da corda. Fixar o olhar em um ponto que esteja à sua frente é importante para manter o equilíbrio. Tente abrir os braços na direção dos ombros.

A principal característica do slackline é ser bastante democrático. Não importa se você tem 15 ou 80 anos de idade, pese 50 ou 120 quilos. Basta ter força de vontade e um pouco de concentração para realizar a atividade.

 

Outras modalidades do slackline

- Highline: quando o esporte é praticado a uma altura considerável do chão. Com certeza o mais arrepiante dos estilos.
- Longline: consiste em percorrer grandes distâncias sobre a corda.
- Trickline: quando o praticante realiza manobras diversas sobre o elástico.
- Waterline: praticado sobre a água, tem como grande objetivo manter-se sem se molhar.

 E aí, gostou do texto ? Que tal começar a se exercitar com a slackline ? Deixe seu comentário ou compartilhe sua experiência!

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