Esporte

22/09/2014 10:25 - Atualizado em 01/12/2016 07:14

Prática do motocross exige grande preparação física do competidor

Independentemente da modalidade, motocross está entre os esportes mais extenuantes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Criado na Inglaterra no início do século passado, o motocross é uma nomenclatura genérica que diz respeito ao motociclismo off-road. O esporte praticado no Brasil concentra basicamente seis modalidades e algumas sub-categorias: supercross, supermotard, rally, enduros e o freestyle.

motocross

Independentemente da categoria ou da modalidade, o motociclismo off-road é caracterizado como um exercício de média a longa duração, sendo a maior parte do tempo concentrada na faixa de alta intensidade de esforço.

Assim, a prática do motocross é altamente dependente da capacidade anaeróbica de seu praticante, submetendo o piloto a um estresse muito grande. A dor aparece principalmente nos antebraços, coxas e costas, e é fruto da falta de condicionamento físico e também do aumento da acidez no sangue, por ausência de oxigênio.

Antes de falar da preparação física fundamental para o esporte, vamos tratar das modalidades praticadas no Brasil:

As modalidades do motocross no Brasil

- Motocross

É uma corrida que ocorre em um circuito fechado, com obstáculos naturais e vários pontos de ultrapassagem no traçado, incentivando a participação de pilotos iniciantes.

- Supercross

Trata-se de uma variação do esporte criado nos Estados Unidos. É uma corrida "espetáculo". Tem uma pista dinâmica, curta e com maior número de rampas projetadas por especialistas. O tempo de bateria e o número de pilotos é menor, mas os saltos acontecem com mais frequência.

- Freestyle

O gosto dos pilotos – e principalmente do público – pelos saltos acabou criando uma categoria específica para eles. O freestyle não é uma corrida, mas uma competição de saltos e manobras.

- Supermotard

É uma categoria relativamente nova, que utiliza motos potentes de cross e enduro, porém adaptada com rodas de 17 polegadas. A corrida é disputada num circuito misto, que mistura asfalto, terra e rampas.

- Rally

Essa modalidade não tem mistério: é o mesmo rally disputado por carros e caminhões, porém com motocicletas adaptadas para isso, rápidas e resistentes.

- Enduro

É uma prova de regularidade, que envolve várias etapas isoladas. Assim como o rally, geralmente é disputada em estradas comuns. Normalmente, tem pelo menos 200 km de extensão, testando a resistência do piloto e de sua moto.

Preparação física é fundamental para o motocross

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a prática do motocross é fisicamente muito exigente, por obrigar o piloto a domar a moto em alta velocidade e em terreno de muito atrito, elevando os efeitos da força G.

Atletas que se dedicam ao esporte de forma profissional são submetidos a exames periódicos, a fim de avaliar o nível de aptidão física e o comportamento cardíaco frente ao esforço físico máximo, ao qual normalmente todos os pilotos são submetidos durante as corridas. Em geral, as avaliações incluem:

- Histórico de saúde e antecedentes esportivos.

- Exame Clínico (com entrevista e avaliação médica diagnóstica).

- Realização do Teste Ergoespirométrico e interpretação dos traçados eletrocardiográficos.

- Avaliação da composição corporal (porcentagem de gordura e peso ideal para a modalidade).

- Testes de força e flexibilidade específicos para a modalidade e categoria.

Gostou das nossas dicas de motocross? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
esportes
motociclismo
off-road

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ