Esporte

22/07/2014 02:30 - Atualizado em 24/11/2016 12:50

Paintball é diversão garantida para todas as idades

Paintball pode ser encarado como um bom exercício ao ar livre.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O paintball é uma modalidade de recreação que, nos últimos anos, tem acumulado uma multidão de adeptos. Ele surgiu nos anos 80 e, de lá para cá, virou mania no mundo todo. É uma atividade física que não exige grande condicionamento no princípio e pode ser encarada como um bom exercício ao ar livre.

Como funciona o paintball

É um esporte de combate praticado com armas com projéteis de tinta, bastante divertido e estimulante, pois não se trata apenas de ter uma boa pontaria. Há diferentes modalidades, que exigem raciocínio, habilidade e trabalho em equipe.

Foto: Shutterstock

Paintball é uma atividade física que pode ser praticada por crianças e adultos. Foto: Shutterstock

Geralmente, o paintball é praticado em locais destinados especialmente para essa modalidade. Esses lugares reúnem todas as condições necessárias para a prática do esporte, com obstáculos, vegetação e outros elementos que tornam tudo bem mais divertido e desafiador.

História

As armas utilizadas no paintball foram desenvolvidas nos anos 70. Elas eram usadas por sivicultores (profissionais dedicados a regenerar florestas), que marcavam as árvores com os tiros de tinta para melhor controle de suas pesquisas e planejamento de caminhos. Outro uso comum do equipamento era para marcar o gado.

A partir daí, dá para adivinhar o que aconteceu. Os sivicultores começaram a utilizar essas armas para a recreação, atirando uns nos outros. A prática foi evoluindo até que começaram a criar competições com algumas regras e objetivos. A primeira brincadeira organizada foi a dos 12 guerreiros, na qual são organizados dois times – cada um protegendo a sua bandeira e tentando tomar a dos adversários.

Segurança no paintball

Para quem não está acostumado, o paintball pode parecer, num primeiro momento, um esporte violento. Mas obviamente são tomadas uma série de medidas de segurança para que ninguém se machuque.

Primeiro, as armas são ajustadas para que a bolinha de tinta não seja disparada a uma velocidade acima de 91 metros por segundo. Fora isso, é pré-requisito que os jogadores vistam máscaras e capacetes de proteção, pois o projétil pode causar lesões graves nos olhos, boca e ouvidos, por exemplo.

Equipamentos

As bolinhas de tinta que servem como munição para o paintball se assemelham muito a cápsulas de gel. Elas são uma espécie de globo líquido colorido em uma cápsula gelatinosa. A tinta pode vir em várias cores e é atóxica, biodegradável e solúvel em água. Quando o disparo encontra um obstáculo, a bolinha estoura causando uma mancha de tinta.

Já as armas que disparam as bolinhas de tinta existem em vários modelos de pistolas e rifles. Geralmente, o seu sistema de propulsão para disparar os projéteis é a gás comprimido – pode ser dióxido de carbono ou nitrogênio.

Modalidades

Normalmente as partidas de paintball utilizam uma das três modalidades básicas. A que leva o nome de “speed” é normalmente praticada por iniciantes. O cenário costuma ser mais reduzido, com 3 a 8 jogadores em cada equipe, e os obstáculos podem ser barreiras infláveis ou então objetos urbanos como túneis, carros e paredes.

Na modalidade “cenário”, é simulado um ambiente real, com duas equipes que obedecem uma hierarquia de comando. Geralmente é estabelecido um objetivo, que pode ser a captura do líder, defesa do território ou tomada de bandeira.

A terceira modalidade é a “real action”, parecida com a segunda, mas com uma lista de regras mais complexa. Há uma variedade maior de posições, funções e missões, e também pode haver limitação de munição.

Você já fez paintball? Você gostou? Se tiver dicas para outras pessoas sobre essa atividade conte-nos.

TAGS
atividades divertidas
dicas de atividades

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ