Esporte

09/07/2014 09:00 - Atualizado em 10/12/2016 07:28

O que fazer em caso de dor no joelho durante o exercício

Dor no joelho pode ser resultado de uso excessivo dessa articulação.

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Redação

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Com o aumento do número de corredores, as lesões crônicas e dor no joelho estão cada vez mais em pauta. Descubra agora o que fazer caso esse problema acometa suas articulações no meio de um exercício, como prevenir essa situação e quais são os possíveis tratamentos.

Causas da dor no joelho

Dependendo do exercício físico e de sua intensidade, algum desconforto no joelho pode ser normal. Mas quando há dor, deve-se desconfiar imediatamente. De preferência, interrompa a atividade, seja ela qual for, e analise o movimento que acarretou a dor. Se essa interrupção não bastar para aliviar o incômodo, cesse o exercício e comece a aplicar gelo no local.

A dor no joelho pode se originar do uso excessivo ou inadequado da articulação, de preparo físico incompleto, da movimentação errada e até da falta de alongamento e aquecimento. Algumas vezes, a dor no joelho desaparece quase instantaneamente, com tratamento mínimo, como o gelo. Em outras, o desconforto pode revelar bursite, artrite, tumores, entre outros.

Foto: Shutterstock

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As causas de dores nos joelhos podem advir de trauma ou não. O diagnóstico correto depende de uma avaliação clínica. O médico solicitará exames específicos caso suspeite de qualquer doença sistêmica. Entre os exames mais comuns, estão artroscopia, ressonância magnética e radiografia.

Lesões

Lesões dos meniscos ou ligamentos são comuns em atletas.

Os meniscos são estruturas cartilaginosas que oferecem uma proteção entre o fêmur e a tíbia, diminuindo o impacto entre os ossos. Em cada joelho, há o menisco medial e o menisco lateral. Quando eles se rompem, o indivíduo é acometido por dor intensa e inchaço da articulação. Dependendo da extensão da lesão, pode-se utilizar fisioterapia ou até cirurgia para os casos mais graves.

Indicações

A hidroginástica e a natação são recomendadas para quem sofre com dor no jovelho, pois qualquer atividade dentro da água não gera impactos nas articulações. E essa é a maior preocupação de quem tem esse problema.

A musculação pode ser utilizada em vários casos para reforço, mas apenas com a supervisão de profissionais. Os movimentos não envolvem o jovelho e tratam de fortalecer músculos da parte anterior da coxa e da parte posterior da coxa.

Prevenção da dor no joelho

Dicas para evitar incômodos nas articulações:

- Respeite seus limites e seu condicionamento físico atual

- Eleve de forma gradual o nível de exigência em qualquer atividade física

- Aqueça antes de começar qualquer prática esportiva

- Realize o alongamento do quadríceps e dos tendões das pernas.

- Tenha cuidado com os calçados utilizados, a fim de que eles respeitem a forma dos seus pés e o seu modo de pisar.

Você já teve dores no joelho e ja consultou um especialista? Quais foram as dicas que ele lhe deu? O que você sugere como atividade física para as pessoas que possuem dores no joelho?

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