Esporte

14/03/2015 02:14 - Atualizado em 25/11/2016 03:12

Nunca é tarde para aprender a surfar: Comece já

Além de democrático, o surfe é uma terapia alternativa que traz benefícios à saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Praia, sol e mar são uma combinação perfeita para mandar o estresse do dia a dia para bem longe. E surfar pode ser uma boa alternativa para quem não consegue ficar afastado do litoral nem no inverno.

O esporte é democrático: pode ser praticado por homens e mulheres, sejam crianças, adolescentes, adultos ou idosos. Além disso, ele traz vários benefícios para o corpo e a mente de quem o pratica.

6 benefícios que surfar vai te trazer

Quem pratica o esporte garante que não há nada melhor que surfar. O contato com a natureza é também uma maneira de entrar em sintonia consigo mesmo.

surfar

Se você está pensando em começar a praticar um exercício físico, mas não quer ficar preso dentro de uma academia, que tal começar a surfar? Se você ainda não se convenceu de que o surfe é uma boa alternativa, confira seis benefícios do esporte:

1. Alivia o estresse

Enquanto você está no mar, sua concentração é toda voltada para as ondas. Isso alivia a mente dos pensamentos negativos. Além disso, com a adrenalina do esporte, o corpo libera substâncias responsáveis pelas sensações de prazer e de bem-estar.

2. Melhora a coordenação motora

Ficar em pé em cima de uma prancha pode ser difícil no início, mas com o tempo você vai aperfeiçoar o seu equilíbrio corporal. Além disso, a sua capacidade de concentração também melhora.

3. Aumenta a massa muscular

O surfe é um esporte que mexe com todas as partes do corpo. Ele fortalece e aumenta a massa muscular dos braços, das pernas e das costas, e ainda modela o abdômen.

4. Ajuda você a emagrecer

O peso da água faz com você faça mais esforço e, por consequência, perca mais calorias. Dependendo do tempo e da intensidade do treino, é possível eliminar de 200kcal a 400kcal.

5. Previne doenças

O surfe trabalha o corpo inteiro e, por isso, ajuda a evitar problemas cardíacos e respiratórios. Os riscos de desenvolver cânceres, como o de cólon, também diminuem.

6. Leva você para lugares diferentes

Um surfista está sempre procurando lugares novos para pegar ondas e com você não precisa ser diferente. Além disso, você também faz novas amizades e aprende sobre geografia marítima.

Dicas para quem quer começar a surfar

Um dos principais erros dos surfistas iniciantes é a afobação. De cara, eles já querem pegar as maiores ondas nas praias mais badaladas, porém surfar é um esporte que exige treino e paciência. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você começar a pegar ondas. Confira:

- Escolha uma prancha adequada para novatos. As long e funboards são as mais indicadas, pois exigem menos esforços nas remadas e dão mais equilíbrio

- Opte por uma praia mais deserta, com poucos surfistas e com ondas mais calmas

- Treine os movimentos na areia antes de ir para o mar

- Vá para o mar com uma pessoa que tenha experiência em surfar

- Respeite o mar.

Gostou das dicas de atividade física? Então deixe um comentário! E concorra agora a um smartphone Sony Xperia enviando um zap para o Vivo Mais Saudável. Adicione (21) 96702-5151 nos contatos do seu celular e responda: "Como um app pode ajudar você a ser mais saudável?". Saiba mais aqui.

TAGS
mar
prancha
surfe
esporte

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ