Esporte

06/02/2015 11:13 - Atualizado em 01/12/2016 11:22

Neopilates é novidade para manter a boa forma

A prática do neopilates ajuda a tonificar os músculos e a definir o corpo de maneira lúdica e divertida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O pilates já é um sucesso devido aos diversos benefícios que oferece à saúde. Agora, uma nova modalidade está conquistando cada vez mais adeptos: o neopilates. A técnica mistura pilates com acrobacias de circo, treinamento funcional e equipamentos diferenciados. O principal objetivo é eliminar ainda mais calorias e de um jeito mais divertido e descontraído.

neopilates

Como funciona o neopilates

Os princípios básicos do pilates são centralidade, concentração, contrologia, respiração, precisão e fluidez. Com a prática dos exercícios de forma regular, é possível melhorar a postura, reduzir medidas, perder a barriga e tonificar os músculos.

Nas aulas de neopilates, essas técnicas são misturadas com atividades circenses e lúdicas, além de treinamento funcional. Usam-se aparelhos específicos, como tecido acrobático, bola suíça, entre outros.

O método continua trabalhando com as características principais do pilates. Os movimentos são feitos exigindo controle da respiração, concentração, contração do abdômen e alinhamento da coluna. Mas, além disso, os exercícios são realizados sobre bases instáveis como cordas, bolas e rodinhas. Isso demanda maior trabalho muscular e gasto energético mais elevado.

O neopilates ainda explora movimentos específicos do treinamento funcional e da arte circense. As acrobacias e outros exercícios lúdicos mobilizam todo o corpo, trabalhando os músculos sem perceber, pois as atividades são divertidas e descontraídas.

Benefícios e indicações do neopilates

Os principais benefícios da novidade são tonificar os músculos, fortalecer o corpo e alinhar a coluna, aliviando prolemas e dores nas costas. A atividade ainda auxilia no funcionamento do sistema cardiorrespiratório, melhora a flexibilidade, o equilíbrio, a força, a resistência e a coordenação motora.

Como os exercícios exigem atenção e controle do corpo, em função do uso de aparelhos, os praticantes apresentam ganhos na concentração e autoconfiança. Usar o peso do próprio corpo e a ação da gravidade também proporciona um aumento muscular mais rápido e definido.

A flexibilidade corporal é favorecida pelos exercícios acrobáticos e o gasto calórico é elevado. Uma hora de aula pode queimar até 500 calorias.

A prática do neopilates é indicada para quem quer queimar calorias de forma lúdica e desafiadora, melhorando a autoestima e a consciência corporal. Quem tem problemas musculares ou esqueléticos, por exemplo, também é muito beneficiado com a modalidade. As aulas devem ser feitas de duas a três vezes por semana, dependendo de cada caso.

Cuidados e contraindicações

As aulas de neopilates são integralmente acompanhadas por um profissional que ajuda na realização dos movimentos de maneira correta e segura. Por isso, não existem contraindicações para a prática da atividade, pois cada aluno ganha um programa personalizado.

Os exercícios são passados conforme o nível e o condicionamento físico do praticante, respeitando as suas limitações e seus objetivos. É indicado apenas que, em alguns casos, tenha-se mais atenção. Pessoas com problemas cardíacos, de pressão, descolamento de retina e labirintite, bem como gestantes, precisam de liberação médica para praticar a atividade.

Gostou da dica de atividade física? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alongamento
pilates
definição muscular
lúdico

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ